Ujatoba_colchao

Mantenha o seu colchão sem manchas

por Universo Jatoba

O seu colchão tem manchas amareladas? Se sim, hoje o Universo Jatobá pode te ajudar a resolver o problema. A leitora Irene Martins enviou uma mensagem pedindo dicas para conservar melhor o seu colchão.

O indicado é limpá-lo ao menos uma vez na semana com um aspirador de pó ou uma escova de cerdas macias. É importante também virar o colchão uma ou duas vezes ao mês para não deformar a espuma.

Para evitar manchas, use uma capa protetora de tecido antes de estender o lençol. Mas, atenção: a capa precisa ser trocada a cada 6 meses porque conforme o uso ela vai ficando mais fina.

Não use o plástico da loja como proteção. Vale lembrar que o colchão precisa de ventilação para evitar micro-organismos.

Veja algumas dicas:

– A água oxigenada pode ajudar a remover as manchas, inclusive de sangue. Basta aplicar com ajuda de um pedaço de algodão e deixar agir por aproximadamente 10 minutos. Depois, passe um pano limpo e seco e vá pressionando para absorver a umidade.

– Um pouco de detergente neutro pode ser eficiente para manchas e para tirar odor de cigarro. Para manchas, misture uma colher de sopa de detergente neutro com 2 xícaras de água fria. Aplique com um pano úmido. Deixe agir por 10 minutos e retire com um pano limpo e úmido. Para retirar o odor de cigarro, passe a mistura por todo o colchão sem encharcar o pano.

– Misture um quarto de copo de água para um quarto de copo de vinagre. Aplique com um borrifador, sem encharcar, e depois passe um pano limpo e úmido para finalizar.

As manchas amareladas podem ser causadas por suor ou xixi. A dica é uma solução de água oxigenada com bicarbonato de sódio. Coloque 240 ml de água oxigenada para 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique com um borrifador e deixe agir por 10 minutos. Por último, passe um pano úmido.

Para manchas de mofo e bolor, o sol pode ajudar, pois as manchas são causadas pelo excesso de umidade. Uma vez ao mês, deixe o colchão sem a roupa de cama e o coloque em um lugar arejado para evitar as manchas.

Leia também

15 dicas para usar o bicarbonato de sódio na limpeza

Adote uma faxina mais sustentável

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!