Ujatoba_DENNIS

Inspiração e reaproveitamento

por Dennis Salim

Eu estava embasbacado com o desenho da sobreposição de camadas de sedimentos de pedras que formam as encostas por aí, mundo afora!

“A natureza desenha bem melhor do que eu”, eu pensava! Claro, eu tenho só um cérebro, que utilizo com limitações – utilizamos somente uma porcentagem do que ele pode – e pode hein, muito mais!

Voltando. Embasbacado que eu estava, consegui ainda, não sem esforço mental, imaginar o desenho das escarpas como se fossem uma base de mesa de centro… Noooosa, gênio?! 

Como eu faria? Assim ó: “Cataria” restos de compensados e aglomerados, dispensados em qualquer marcenaria, uma boa cola, um desenho em recortes desiguais, porém harmoniosamente desequilibrados, e um tampo em vidro azul, da cor do mar. Pronto!

Era como se minha mesa tivesse sido retirada de um pedaço de rocha e refletisse o Mediterrâneo.

Até em concurso pelo prêmio de melhor design entrei com ela. Não ganhei, também não me preocupei com quem o fez. Produzi minha mesa para um cliente, tá lá até hoje! Linda! As laterais – é impressionante – parecem mesmo sedimentos que se acumularam durante anos, o tampo em vidro tem o brilho da água do Mediterrâneo na Sicília, em dia de sol…

Estética, natureza e reaproveitamento! Vou falar para minha filha dizer a professora de matemática para fazer uma equação disto. Esta equação pode levar-nos mais à frente; caso contrário, sei não… Materiais que utilizamos já estão extintos, outros em vias de…

As marmorarias mudam o nome das placas de mármore como se tivessem descoberto novas pedreiras, que nada! O que estão fazendo é tentando substituir pedras já extintas, pela extração e desperdício, por semelhantes e as comercializando com outro nome. Acordemos!!!

 

Dennis Salim é arquiteto e urbanista, atua na área de arquitetura de interiores. Ministrou cursos de cenografia e atuou como cenógrafo e diretor de teatro.

Dennis Salim escreve às terças-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!