Universo-Jatoba-agua-cao1

Economia de água: seu bichinho de estimação também pode contribuir

por Universo Jatoba

Em tempos de escassez de água, todos precisam colaborar e economizar, até mesmo os animais de estimação. A dica é passar a dar banhos secos nos bichinhos. Mas atenção: a prática não deve ser constante. É importante falar com o veterinário do seu cão ou gato para que ele aconselhe de quanto em quanto tempo é possível recorrer à técnica. Cada animal tem um tipo de pelo e pode reagir diferente à frequência do banho a seco.

Na sua própria casa, você pode fazer uma mistura para limpar seu animalzinho. Basta usar um litro de água, uma xícara de álcool e uma xícara de vinagre. Borrife o líquido em uma toalha úmida. Passe no sentido contrário do pelo e, depois, escove no sentido do pelo.

Outra opção é aplicar a mistura de uma xícara de amido de milho com ¼ de xícara de bicarbonato de sódio. É importante massagear para que essa mistura absorva a oleosidade, os odores e a sujeira. Depois, escove para retirar a mistura.

Universo-Jatoba-agua-cao2

Durante os procedimentos, você não deve aplicar nenhum líquido sobre as feridas abertas, porque isso atrapalha a cicatrização.

Para o banho tradicional, em casa ou no pet shop, a dica é usar xampus com poder maior de diluição, porque será necessário usar menos água para enxaguar o animal. Use uma bacia com água morna em uma altura que cubra os “cotovelos do animal”. Para enxaguar, use uma bacia com água.

No cotidiano, outras práticas também ajudam a manter seu animal limpinho e sem gastar água. Ao chegar da rua, o dono deve limpar as patas e o focinho do cão com um lenço úmido, específico para bichos, no lugar de lavar com água corrente.

Fotos: Thinkstock

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!