Universo-Jatoba-pombos

Dicas infalíveis para afastar os pombos

por Universo Jatoba

Lindos de se ver, mas perigosos. Os pombos estão por toda parte e podem transmitir mais de 50 tipos de doenças causadas tanto pelos fungos, existentes em suas fezes secas, como por bactérias, que chegam pelos alimentos ou pela água. Quando inalam as fezes das aves, por exemplo, as pessoas podem contrair meningite.

O Universo Jatobá vai responder à dúvida de duas leitoras. A Edina Cassimiro e a Rogeria Maria de Souza Paula querem saber como fazer para afugentar os pombos, figurinhas já carimbadas nos ambientes urbanos!

O mais importante é não dar alimento a eles e também não deixar a ração do seu animal de estimação exposta. É fundamental cuidar do lixo colocado para coleta, pois eles também são atraídos pelos restos de comida nos sacos rasgados. Isso faz com que eles voltem ao lugar onde conseguiram comida com facilidade.

Estudo feito pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul em associação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e as Secretarias do Meio Ambiente e da Educação indica a colocação de estruturas que dificultem o pouso, como espiral de aço ou plástico nos muros, por exemplo.

Outra solução é usar espantalhos na forma de gaviões ou corujas, de preferência que se movam com o vento, em locais visíveis para as aves. Quanto mais reais, melhor. Colocar refletores luminosos nas superfícies de pouso, como CDs, por exemplo, também ajuda a espantá-los.

O acúmulo de fezes traz sérios riscos, então a limpeza com desinfetante deve ser constante. Para isso, as fezes devem ser umedecidas com o produto antes da limpeza e a pessoa deve estar com luvas e máscara sobre o nariz e a boca para não inalar. As dedetizações não são recomendadas, pois em muitos casos a população de pombos aumenta.

O Manejo de Pombos Urbanos, da Secretaria da Saúde de São Paulo, indica instalar telas ou alvenaria nos vãos dos telhados para que eles não entrem e fiquem ali.

Para saber com mais detalhes, clique aqui e veja o manual completo.

Foto: Thinkstock

Leia também

Dê um fim às formigas

Como combater baratas

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!