2 . TINTAS ECOLÓGICAS

Conheça – Tinta Térmica

por Ivana Jatoba

Foi-se o tempo que a função das tintas na construção civil era apenas o de proteger e dar cor às paredes e aos revestimentos em geral. Atualmente o mercado está repleto de novidades neste ramo. Uma delas promete aos usuários a troca do ar condicionado pela Tinta Térmica que, como o nome já sugere, confere aos ambientes isolamento térmico e redução de temperatura.

Com tecnologia desenvolvida pela NASA, o produto abriga na sua composição microesferas ocas de vidro, que reflete parte da radiação solar, evitando assim esta seja convertida em calor. Essas tintas já são usadas no exterior, e vem ganhando força aqui no Brasil também. Isso porque as vantagens são muitas.

A primeira delas é a fácil aplicabilidade, que é feita através de uma máquina de pintura ou brocha, rolo ou similar com duas demãos, como qualquer outra tinta, podendo ser usadas em diversas superfícies, tais como fibrocimento, metais, concreto, cerâmica e fibra, requerendo, claro, a limpeza total da superfície. Outra qualidade é a boa durabilidade, podendo alcançar até 20 anos, pois seus compostos evitam trincas, descascamentos e envelhecimento.

Contudo, o maior benefício que a tinta térmica oferece é a capacidade de reduzir a temperatura ambiente. Segundo fabricantes, paredes e telhado revestidos com essa tinta refletem em média até 75% da radiação solar, reduzindo em até 30% da temperatura ambiente. Com isso, existe uma redução significante na conta de energia, já que o ar condicionado não é tão demandado.

Mas a tinta térmica tem também algumas limitações e cuidados. Primeiro, a aplicação deve ser feita em local ventilado, pois o produto tem cheiro forte. E o descarte indevido pode afetar o meio ambiente, pois é solúvel em água. Além disso, o preço da tinta térmica não é barato, gira em torno de R$ 50,00/m2.

 

Convido o (a) leitor (a) a conhecer mais não só sobre as tintas térmicas como também sobre as demais tintas funcionais (antipoluição, de proteção acústica, etc.). Certamente você vai se encantar com tantas inovações e avanços que convergem para reduzir custos e oferecer mais benefícios aos usuários e ao meio ambiente. Confira!

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Ivana Jatobá escreve às quintas aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!