Universo-Jatoba-adriana-tecidos-sustentaveis

Confira algumas opções de tecidos sustentáveis para usar na decoração

por Adriana Noya

É possível pensar em sustentabilidade também na hora de escolher os tecidos para todos os móveis estofados, como sofás, poltronas, cabeceiras de cama e cortinas. Existem várias empresas no mercado que trabalham com tecidos com  matéria prima reciclada ou feita com tecidos reaproveitados.

A Ecosimple coleta sobras de tecido de grandes indústrias têxteis e garrafas PET e, junto a pequenas cooperativas, desenvolve um trabalho cujo produto final é de alta qualidade e com grande responsabilidade social e ambiental. Estas pequenas cooperativas separam estas sobras de tecido por cor e, a partir daí, começa o processo.

Por já estarem separados por cor, não é necessária a adição de qualquer espécie de tinta ou corante. As tonalidades desejadas são obtidas através das cores originais dos tecidos, aproveitando a coloração natural das fibras e suas diversas nuances. Desse processo livre de agressões, nasce o novo tecido.

Outra empresa, a JRJ oferece a lona reciclada. Isto mesmo, é a lona utilizada pelos caminhoneiros que cruzam as estradas do país com transporte de cargas. Essas lonas, feitas de 100% algodão, passam por um processo de reciclagem exclusive, que a transforma em um tecido resistente e macio. Estão disponíveis nas versões lisa e bordada, sendo que as bordadas são feitas por bordadeiras sem a utilização de máquinas.

Também na JRJ tem o tecido Saco de Café, um tecido sustentável e biodegradável fabricado a partir da juta, uma fibra originalmente utilizada na fabricação de sacas para o transporte de grãos de café. A juta emprega exclusivamente óleo vegetal e inodoro em seu processo industrial e não provoca danos ambientais nem à saúde. O tecido Saco de Café passa por diversos testes de qualidade como alongamento, teste de resistência e de força de largura/ruptura, antes de serem liberados para o mercado. É recomendado para estofamentos, forração em parede e cortinas.

Estas são apenas alguma opções. Existem várias empresas trabalhando com opções sustentáveis, procure saber.

Foto: Thinkstock

 

Adriana Noya é Arquiteta e Urbanista, formada em 1990 pela UFBA, LEED Green Associate, trabalha com arquitetura e interiores residenciais, comerciais e corporativos, além de consultoria para certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de orientação e certificação para construções sustentáveis desenvolvido pelo USGBC (United States Green Building Council).

Participou da mostra Casa Cor 2012, 2013 e 2014, sempre com ambientes de destaque. Recebeu premiações relacionadas à Sustentabilidade, como o Prêmio Casa Cor 2012 de Sustentabilidade e a Menção Honrosa no Prêmio Planeta Casa, uma iniciativa do Planeta Sustentável. www.adriananoya.eco.br

Adriana Noya escreve aos sábados aqui no Universo Jatobá. 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!