Ujatoba_borrifador

Como afastar a maria-fedida

por Universo Jatoba

Quem já teve suas plantas ou mesmo a horta atacada por percevejos sabe a dor de cabeça que eles podem trazer! São popularmente conhecidos como maria-fedida ou fede-fede e, além do cheiro ruim que exalam quando se sentem ameaçados, estragam plantações e inibem o seu crescimento. Quem pediu socorro para afastar esses bichinhos foi a leitora Marlin Moraes.

Para afastar a maria-fedida das suas plantas, escolha uma dessas receitas:

- Com 1 litro de água, misture 180 ml de detergente neutro e aplique com um borrifador nas plantas e seus arredores. Lembre-se: aqui só vale o detergente neutro!

- Misture duas colheres de chá de óleo de neem com um litro de água e borrife nas folhas e na região onde elas estão. O produto pode ser adquirido na Toca do Verde. Clique aqui.

- Hortelã também pode colaborar. Neste caso, use meio litro de água e dez gotas de óleo de hortelã misturados para borrifar.

- Outro repelente natural pode ser feito com pó de fumo e o modo de preparo é bem simples e de acordo com cada marca. Também pode ser encontrado já líquido, ambos em lojas de jardinagem. Para usar este produto, esteja atento às recomendações do fabricante, pois o uso muito concentrado ou de maneira errada, pode prejudicar a planta. Se você não sabe onde encontrar, a nossa dica é a loja virtual Toca do Verde. Para saber mais, clique aqui.

Antes de aplicar as receitas, tire todos os bichinhos que encontrar. Se o problema persistir, o ideal é procurar um especialista.

Leia também

Acabe com o bolor nos armários