Ujatoba_cupins

Como acabar com os cupins

por Universo Jatoba

Se encontrar aquele pozinho de madeira em alguma parte da sua casa, pode saber que são eles: os cupins! Proliferam-se facilmente e podem estragar seus móveis em um piscar de olhos. Quem pediu ajuda foi o leitor Celso Viana da Silva.

São dois tipos mais comuns na área urbana: os subterrâneos, que traçam caminhos pela parede e são mais difíceis de eliminar, e os de madeira seca, também chamados de siriri, que têm aquele famoso pó como fezes. Todos aparecem com mais frequência no verão e se alimentam de celulose. Seus hábitos alimentares explicam o porquê dos furos na madeira, por exemplo, mas eles também comem caixas de papelão, livros e plantas.

O essencial aqui é a prevenção, já que o combate pode ser muito trabalhoso! No momento da construção e da escolha da mobília, marque consultas ou inspeções com engenheiros civis, que poderão dar orientações a respeito da escolha das madeiras. Mantenha o ambiente de sua casa arejado, evite acúmulo de papeis e deixe os móveis longe da parede. No verão, aposte em redes nas janelas e nas portas, pois é nesse período que eles costumam voar para dentro de casa.

Se identificar a sua poeirinha característica ou qualquer estrago incomum nos móveis, papeis ou plantas, preste atenção! Caso não encontre muitos lugares danificados, tente uma receita natural:

Junte 500 ml de essência de citronela com 500 ml de óleo de eucalipto e passe o líquido com pincel nas áreas afetadas. Outra opção é jogar detergente diretamente sobre os insetos. Mas, isso só vale quando é possível encontrar o ninho.

Agora, para casos de infestação generalizada, o ideal é procurar um técnico especialista. Neste caso, tome cuidado com as químicas que algumas empresas usam e, se necessário, deixe a sua casa por alguns dias. O Universo Jatobá indica a dedetização ecológica. Se você mora nas regiões metropolitanas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, clique aqui e faça um orçamento. Se for de São Paulo, clique aqui.

O que achou das dicas? Se você tem alguma dúvida ou sugestão, entre em contato com o Universo Jatobá!

Leia também

Acabe com o bolor nos armários

Dê um fim às formigas

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!