universo-jatoba-casa-madeira

Casas com estrutura de madeira

por Ivana Jatoba

Se você quer construir sua casa, buscando economia de tempo e de dinheiro,e ainda quer que sua obra tenha conceitos sustentáveis, você precisa conhecer o método construtivo que utiliza a madeira como carro chefe na edificação. Amplamente utilizado em países de primeiro mundo, este sistema é conhecido como “wood frame” e emprega madeira em praticamente todo o projeto, substituindo o concreto armado na estrutura (vigas, lajes e pilares) e o bloco nas alvenarias internas e externas.

A parte estrutural da obra é feita “in loco”. Após esta fase, as alvenarias já chegam prontas para a instalação, em forma de painéis. As paredes internas tem 15 cm de espessura e são feitas de madeira, OSB (do inglês Oriented Strand Board, que significa painel de tiras de madeira orientadas.) e gesso acartonado. As paredes externas tem 25 cm de espessura e, para resistir às intempéries, são constituídas de madeira estrutural, placa cimentícia, OSB e lã de rocha.

De fácil e rápida instalação, esses painéis oferecem também flexibilidade na elaboração do projeto do imóvel. Além disso, geram apenas 3% de desperdício de material na obra, contra os quase 30% que as alvenarias tradicionais de bloco produzem. Vale citar também o tempo de vida útil que é mais prolongado, em torno de 50 anos, e o isolamento térmico proporcionado pela madeira, que oferece conforto aos usuários, característica sustentável imprescindível em qualquer construção atualmente.

Não é a toa que casas que adotam o “wood frame” são parte da paisagem das cidades americanas, francesas, neo zelandezas, australianas e outras. Mas o que faz toda a diferença no planeta é o fato de que a madeira a ser empregada neste processo ser de reflorestamento, certificada. Os tipos mais comuns são o eucalipto e o pinus. Como elas ajudam no sequestro de carbono da atmosfera, é fundamental a disseminação desse processo construtivo em nosso país,pois assim o consumo e replantio dessas árvores em larga escala reduziriam significantemente o efeito estufa e também a geração de entulhos vindos das construções das casas de bloco.

Talvez por questões culturais o Brasil ainda não adotou a madeira como insumo básico na estrutura e nas alvenarias das construções. Porém, como estamos vivendo tempos de economia severa de água e de energia, é provável que ideias assim passem a se materializar nos canteiros de obra. E se sistemas de captação de água de chuva e reuso de água servida juntamente com uso de energia alternativa forem incorporados ao projeto, teremos uma casa sustentável digna de elogios e imitações. Por que não?

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!