
Brasil e o Design
Há tempos fui abduzido pelo talento dos irmãos Campana, designers brasileiros que são considerados gênios nas terras de quem inventou o design.
O que eu não imaginava é que eles não só fariam escola, como também, transformariam a forma de concepção do objeto. Rodrigo Almeida, designer, imagino também abduzido e inspirado pelos Campana, resume na criação desta cadeira a poesia contida nas formas e nas cores tipicamente brasileiras.
Em uma estrutura simples de madeira, desenrola, através de cordas coloridas, assento espaldar e braços. Tudo como tem que ser para tecnicamente este móvel produzir efeito e conforto.
Agora, conforto mesmo eu sinto é no olhar. Saber que abnegados como este designer abrem mão de toda a facilidade proposta pela indústria moveleira, que somente produz dispendiosas cópias, para então nos proporcionar emoção em forma de móvel.
Vejo nesta cadeira a poesia dos cordéis, as cores da Bahia, a forma como o Caipira “junta” meia dúzia de paus para formar uma cadeira e, a harmonia que somente uma obra de design de primeiríssima qualidade pode conter.
Dennis Salim é arquiteto e urbanista, atua na área de arquitetura de interiores. Ministrou cursos de cenografia e atuou como cenógrafo e diretor de teatro.
Dennis Salim escreve às terças-feiras aqui no Universo Jatobá.
Deixar um comentário