Ujatoba_dennis_

Brasil e o Design

por Dennis Salim

Há tempos fui abduzido pelo talento dos irmãos Campana, designers brasileiros que são considerados gênios nas terras de quem inventou o design.

O que eu não imaginava é que eles não só fariam escola, como também, transformariam a forma de concepção do objeto. Rodrigo Almeida, designer, imagino também abduzido e inspirado pelos Campana, resume na criação desta cadeira a poesia contida nas formas e nas cores tipicamente brasileiras.

Em uma estrutura simples de madeira, desenrola, através de cordas coloridas, assento espaldar e braços. Tudo como tem que ser para tecnicamente este móvel produzir efeito e conforto.

Agora, conforto mesmo eu sinto é no olhar. Saber que abnegados como este designer abrem mão de toda a facilidade proposta pela  indústria moveleira, que somente produz dispendiosas cópias, para então nos proporcionar emoção em forma de móvel.

Vejo nesta cadeira a poesia dos cordéis, as cores da Bahia, a forma como o Caipira “junta” meia dúzia de paus para formar uma cadeira e, a harmonia que somente uma obra de design de primeiríssima qualidade pode conter.

 

Dennis Salim é arquiteto e urbanista, atua na área de arquitetura de interiores. Ministrou cursos de cenografia e atuou como cenógrafo e diretor de teatro.

Dennis Salim escreve às terças-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!