Destacada_coluna_Dennis_3

A Genialidade e o inusitado

por Dennis Salim

Oh mania de perceber o que é genial. Sempre gera em mim um momento de inveja.

– “Por que não fui eu que inventei?”

Eu já decidi: o que torna o gênio um GÊNIO é a leveza e a simplicidade da criação a ponto mesmo de imaginarmos que poderíamos ter feito isto.

Le Corbusier (gênio da arquitetura), neste pequeno detalhe de iluminação, nos dá um balizador para quem desce a escada e uma arandela para quem sobe. Pense! Eu pensei e demorei para perceber.

Concordo com a história, devemos caminhar atrás da “luz”dos gênios. Assim mesmo, eles vão na frente e nós, felizes (a entourage), atrás.

Le Corbusier ainda nos ensina sobre economia de energia com esta luminária,  conseguindo um efeito arquitetônico incrível com uma lâmpada econômica e dois soquetes.

Não falo mais em economia, parece cansativo. Falo, a partir de agora, em fazermos o certo. Pensarmos sobre o simples e elevá-lo à potência máxima da sofisticação!

Garanto que a qualidade cênica desta luz poderia estar em qualquer escada, de qualquer torre, onde um apartamento tivesse o valor que deixaria os olhos de quem não enriqueceu com a política arregalados!

 

Dennis Salim é arquiteto e urbanista, atua na área de arquitetura de interiores. Ministrou cursos de cenografia e atuou como cenógrafo e diretor de teatro.

Dennis Salim escreve às terças-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!