Universo-Jatoba-industrializacao-construcoes

Argamassas sem cimento

por Ivana Jatoba

Todos nós sabemos que, em boa parte das obras e reformas, utilizamos cimento, areia e água na preparação da argamassa para o assentamento dos blocos das paredes. Desde que o cimento foi inventado que a receita é a mesma, ou melhor, era! Já existem no mercado as argamassas prontas que não levam cimento e nem areia na sua composição. Mais eficientes e econômicas que as argamassas tradicionais, são as chamadas argamassas poliméricas sem cimento, também conhecidas como “cola bloco”.

O método de trabalho neste caso é bastante simples: basta aplicar com uma bisnaga dois filetes estreitos da referida argamassa sobre a primeira fiada horizontal dos blocos e seguir o assentamento da fiada superior, até completar a alvenaria. Nada mais que isso! Assim, fica fácil deduzir as vantagens inerentes ao produto: praticidade, rapidez, velocidade de assentamento, economia, limpeza (já vem pronta para uso, não precisa ser misturada com água, logo não há geração de sujeira, poeira, etc.), leveza estrutural, menos desperdício e mais sustentabilidade, já que a indústria de cimento é responsável por aproximadamente 5% de todo o CO2 emitido por ações humanas e grande parte da areia usada na construção é proveniente do leito dos rios.

E as desvantagens, existem? Sim. A primeira está no fato de que as argamassas sem cimento não podem ser utilizadas em blocos de segunda categoria, aqueles mais baratos, pois, como são irregulares, só a argamassa tradicional pode nivelá-los. A outra desvantagem está na limitação do uso apenas em alvenarias de vedação, não podendo ser usadas em alvenarias de função estrutural.

Portanto, se você está com algum projeto de construção em mãos e pretende executá-lo, fique por dentro desta novidade no mercado de obras civis. Não é todo dia que nos é apresentado um insumo que traz transformações tão substanciais, tanto na sua forma de utilização como na sua composição, sustentável e realmente inovadora!

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!