Ujatoba_piscina-slider

Aquecedor solar para piscinas

por Ivana Jatoba

Para quem tem piscina em casa, mas sente uma certa frustração por não usufruir dela no inverno por causa das baixas temperaturas da água, eu trago uma boa notícia: já existe no mercado o aquecedor solar para piscinas. Assim, você aproveita para relaxar em águas mornas e sem pagar caro pela conta luz.

O aquecimento solar para piscinas funciona da mesma maneira que um sistema de aquecimento solar convencional. A diferença básica está no armazenamento da água, que no sistema normal é feito num reservatório (“boiler”) e no aquecimento de piscina, a água é armazenada na própria piscina.

O processo consiste no bombeamento da água da piscina para os coletores solares (placas), onde ocorre o aquecimento através dos raios solares e seu retorno para a piscina. Quando a diferença de temperatura entre a piscina e a placa atinge 4ºC, o motor é ligado automaticamente e fica funcionando até atingir a temperatura programada no quadro de comando.

As principais vantagens do aquecedor solar para piscinas são a economia e o uso de energia limpa. A fonte de calor é gratuita, abundante e limpa. Dentre os sistemas de aquecimento disponíveis (trocadores de calor, aquecedor a gás e aquecedor solar), é a melhor opção para as piscinas residenciais. Comparado aos outros sistemas, o aquecedor solar tem baixo custo operacional e de manutenção. E a placa solar não sofre corrosão do cloro.

Contudo, existem os inconvenientes na hora da instalação do sistema. A ligação hidráulica entre a casa de máquina e o telhado pode necessitar de quebra do reboco, corte no forro e nova pintura. E mais: sem sol não é possível aquecer a piscina. Portanto, em dias nublados, o processo de aquecimento não é eficiente. Além disso, a área de instalação das placas deve ser equivalente à da piscina e nem sempre existe telhado suficiente para isso. Em piscinas comerciais é necessário um apoio com trocador e gás.

Se você ainda não construiu sua piscina, este é o melhor momento. Confira os preços da baixa estação para planejar e iniciar a sua obra. E agora que você já sabe que pode contar com o sol para economizar energia, aproveite para implantar um sistema sustentável e inovador na sua casa!

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!