Ujatoba_talheres_prata

Aprenda a limpar objetos de prata

por Universo Jatoba

Essa dica é para você que tem objetos de prata em casa. Não é novidade vê-los manchados e escurecidos. É normal e isso não afeta a qualidade da peça. Quem pediu ajuda foi a leitora Patricia Passos, que quer saber receitas e dicas para deixar a prataria brilhando e sem manchas.

Papel e caneta na mão? Anote aí:

– Se a peça de prata tiver uma camada de verniz, basta passar uma flanela limpa e seca ou então lave com água morna e seque com a flanela.

– Pegue uma forma de alumínio velha e deixe-a separada, a partir de agora, só para este processo de limpeza dos objetos de prata. Acrescente 1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó e outra, na mesma medida, de sal. Agora, devagar, despeje água fervente e aí é só deixar o objeto imerso nesta mistura. É muito importante que nenhuma parte dele fique de fora da mistura.

Deixe por cerca de 20 minutos e aí é só lavar normalmente.

O recipiente precisa ser de alumínio, pois é ele que será o responsável pela reação com os outros ingredientes. E esta receita vale também para limpar brincos, anéis e colares de prata.

Atenção: não faça isso em peças que são apenas banhadas a prata.

– Para os itens maiores e que não tem como mergulhar, aplique uma pasta de bicarbonato de sódio. Misture uma colher de sopa com um pouquinho de água até formar a pasta.  Passe com um pano macio, depois enxague em água morna e seque bem.

– Outra opção é usar o sabão de coco. Faça assim: coloque alguns pedacinhos de sabão de coco na água e esquente, sem deixar ferver. Aí mergulhe as peças de prata, deixe por 1 minuto e retire. Repita esta operação até que a peça esteja limpa, lave com água fria a seque com um pano macio.

– A pasta de dente branca também pode ajudar. Use uma flanela seca e macia e passe a pasta sobre as manchas da prata, mas cuidado, pois a pasta pode riscar.

Dica de conservação

Aquelas peças que você quase não usa podem ser limpas e guardadas em local seco envolvidas em papel toalha.

Leia também

 Acabe com o mau cheiro na geladeira

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!