Ujatoba_cola

Aprenda a tirar cola das roupas

por Universo Jatoba

Se você faz artesanato ou ajuda os filhos nos trabalhos da escola, sabe que derrubar cola na roupa ou na toalha faz parte. A leitora Rosângela Suely não sabe como resolver este problema e enviou uma mensagem ao Universo Jatobá pedindo ajuda para remover a cola branca da peça.

Veja sete dicas para remover a cola dos tecidos:

1 . Tire o excesso da cola com uma espátula e deixe a roupa de molho em água morna por, aproximadamente, 15 minutos. Esfregue em seguida e, depois, lave normalmente.

2 . Misture um litro de água quente com meia colher de chá de detergente neutro e uma colher de sopa de vinagre branco. Deixe a roupa de molho na solução por 15 minutos. Enxague e lave normalmente.

Se for de algodão ou linho, não use o vinagre na solução e, após esses 15 minutos, esfregue álcool isopropílico e, depois, lave normalmente.

3 . A água bem fria também pode ajudar a retirar a mancha. Com a ajuda de um pano seco e limpo ou um algodão, esfregue suavemente pela mancha até retirar.

4 . Outra alternativa é usar a água quente. Deixar a peça de molho na água vai ajudar a cola a dissolver. Aí é só lavar normalmente.

5 . Com um pano molhado, retire o excesso de cola. Depois, coloque algumas gotas de vinagre branco sobre a mancha e coloque um pedaço de algodão em cima para absorver. Troque o algodão conforme ele for absorvendo a cola e, depois, lave a peça normalmente.

6 . Se for camurça, retire o excesso e misture uma colher de sopa de sabão suave em água morna. Agite e use apenas a espuma aplicada com uma esponja e depois passe um pano limpo.

7 . Para as peças de couro, opte por produtos próprios para limpar o tecido. Clique aqui e saiba onde encontrar os produtos da Bonton.

Outra opção é a Lexol. Clique aqui. 

Faça o teste de todas as soluções em uma parte pouco visível para evitar manchas e até a perda da roupa, principalmente se for colorida e de tecido mais delicado.

Para essas peças, prefira as dicas 3 e 4, que usam somente a água fria ou quente.

Leia também

Tire manchas de caneta do couro

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!