Ujatoba_sofa

Anote uma receita infalível para limpar e tirar manchas do sofá

por Universo Jatoba

Manter o sofá de casa limpo é difícil, não é mesmo? É o gato que sobe na almofada, a criança que derruba comida, a visita que derrama bebida. Para você deixar seu móvel sempre limpinho e com cara de novo, o Universo Jatobá ensina o segredo da limpeza para cada tipo de sofá.

O indicado é limpar o móvel a cada 15 dias. Se seu sofá for de couro ou sintético, é ideal que a manutenção seja feita apenas com um pano umedecido, para manter a característica e o brilho. Na sequência, seque com um pano de algodão. Já se o acento for de tecido ou camurça, use o aspirador de pó com cerda de escova.

Alguns especialistas indicam a impermeabilização para evitar que o móvel fique manchado, caso seja atingido por bebidas ou tinta de caneta, por exemplo. Se optar por impermeabilizar seu móvel, procure por empresas especializadas e exija produtos que não sejam inflamáveis. O Brasil já registrou casos de acidentes, como queimaduras e incêndio em apartamentos durante processos de impermeabilização.

Caso não tenha interesse no serviço, anote uma receita caseira para tirar manchas de seu sofá, sem gastar muito e sem agredir o ambiente. Lembrando que quanto mais rápido você limpá-lo, maiores as chances da mancha sair.

– Meio copo de vinagre branco

– Um litro de água

– Duas colheres de chá de bicarbonato de sódio

Se você fizer a mistura e não usar tudo de uma vez, pode guardar por cerca de dois meses. Borrife o líquido no local da mancha. Na sequência, passe uma escova de cerdas duras no sentido do tecido do sofá. Não faça movimentos circulares. Com um pano úmido, tire o excesso do produto. Depois, passe um pano seco e deixe o sofá secando em um local arejado, mas não exponha o móvel diretamente à luz solar.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!