Universo-Jatoba-artrite-artrose2

Você já conhece os efeitos da laserterapia no tratamento da artrose?

por Giana Ramos

Artrose é uma alteração articular que se inicia quando atingimos o auge do nosso desenvolvimento, por volta dos 30 anos. A partir desse momento os tecidos articulares começam um silencioso processo de desgaste, quando submetemos nossas articulações a estresses esse processo tende a ser mais rápido, é o caso de entorses, esportes de alto rendimento e desequilíbrios anatômicos. Trata-se de um fenômeno absolutamente natural que desgasta a cartilagem que reveste a articulação em um processo de envelhecimento como o embranquecer dos cabelos. Apesar de ser natural, não ocorre em todas as pessoas da mesma forma, vai depender da genética, cuidados com o corpo e dos fatores ambientais aos quais estamos habituados. No seu inicio a artrose não causa dores, porém se não tratada o desgaste aumenta tingindo o osso, e então o único tratamento são as cirurgias de reparação ou aprender a conviver com a dor.

Aproximadamente metade das pessoas com mais de 65 anos apresenta artrose, sua prevalência aumenta para 85% nos idosos com mais de 80 anos.  O processo degenerativo articular ocorre nessa faixa etária junto de manifestações clínicas frequentes onde a dor é decorrente desse processo é de aparecimento progressivo e evolutivo, que piora com a atividade física e que às vezes associa-se a deformidades da articulação.

Alguns fatores que aceleram o processo de artrose:

– Beber pouca água;

– Submeter à articulação a estresse;

– Má postura;

– Excesso de peso;

– Falta de atividade física;

– Entre outros diversos.

A laserterapia é um recurso da fisioterapia convencional em que os feixes de laser produzem analgesia local, redução de edema, ação antiinflamatória, estimulação da cicatrização, bioestimulação (pois acelera o metabolismo intracelular) e descontraturante, (devido ao efeito térmico).

Uma pesquisa iniciada há um ano, realizada pelo departamento de fisioterapia da PUC de Minas Gerais submeteu voluntários ao uso do laser em um tratamento que durou quase dois meses, e foram necessárias duas sessões por semana. O resultado mostrou que metade do grupo que usou o método convencional, com a fisioterapia, melhorou. Já os voluntários que utilizaram o laser tiveram quase 100% de melhora.

Existem muitos trabalhos na literatura mostrando a eficácia do laser no tratamento de artrose em diversas partes do corpo, como: joelhos, quadris, mãos, coluna e pés. Por isso, não perca a esperança de melhor das dores causadas por essa patologia, lembre-se que apesar de não ter cura dá pra viver muito bem, como convivemos com os cabelos brancos, basta tratar e manter hábitos de vida saudáveis. Pra mais informações sobre tratamento de doenças que acompanham o envelhecimento fique de olho aqui na minha coluna, e se quiser melhorar delas entre em contato com minha equipe, pelo email: contato@caespsaude.com.br ou telefone: (11) 34640060.

Até a próxima.

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!