Universo-Jatoba-sexo-thomas

Vamos falar de sexo?

por Dr. Thomas Moscovitz

Sexo é sempre um tema bacana de abordar. Através de artigos como este, nós, profissionais da saúde, conseguimos levar aos nossos leitores respostas a perguntas que, por incrível que pareça, ainda é considerada tabu por homens e mulheres.

Vamos lá:

O que você sabe sobre Sexo Anal?

Sente curiosidade, repúdio ou acha normal?

Pois bem… Para quem não sabe, o sexo anal não engravida e nem causa hemorroidas, porém, deve ser feito somente com o uso de preservativos. Isso porque é considerado um dos modos mais comuns de se contrair o vírus HIV, já que o líquido seminal de um indivíduo soropositivo conta com grande quantidade de carga viral (HIV) e, não que seja comum, mas durante o sexo anal pode acontecer alguns pequenos ferimentos no ânus e no reto, facilitando o contágio. Portanto, afirmo que a camisinha é necessária em todos os tipos de relações sexuais, inclusive no sexo anal.

Quanto aos ferimentos citados a pouco, a falta de lubrificantes pode ser um agravante para que isso aconteça. A região anal não tem lubrificação própria, portanto, é necessária a utilização de produtos próprios para que o sexo anal aconteça de forma saudável. Não utilize anestésicos, afinal, tirar a sensibilidade do desta parte do corpo pode possibilitar traumas maiores, partindo do princípio de que a sensação de incômodo será mascarada. Os lubrificantes neutros e a base de água são os mais indicados.

Não é normal que o ânus sangre, a menos que apresente alguma fissura. Se acontecer de sangrar sempre, é importante procurar um especialista.

A história de que sexo anal causa hemorroidas é mito. É claro que se a pessoa que sofrer a penetração já tiver hemorroida, o caso vai se agravar. Hemorroidas são veias inchadas e dolorosas na parte inferior do reto. Se estiver em estágio de inflamação, o sexo anal é contraindicado.

No sexo anal a higiene é fundamental para evitar bactérias. E mais uma vez repito: a utilização de preservativos vai proteger o casal de possíveis infecções na uretra ou contaminações bacterianas.

Lembre-se: Jamais tenha uma relação anal e em seguida vaginal. Antes de dar continuidade à relação, limpe bem os órgãos genitais para evitar qualquer tipo de contaminação. Ambos devem fazer esta higienização e, claro, trocar o preservativo.
No mais, a prática do sexo anal é comum entre os casais. É contraindicado para quem está com fissuras no ânus, hemorroidas em estágio de inflamação – como dito anteriormente -, ou para quem não está a vontade com a situação.

Para ser legal e seguro, os dois precisam estar à vontade para o ato. Este último será fundamental para alcançar a sensação de prazer.

No mais, tire suas dúvidas!

Foto: Thinkstock

 

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Dr. Thomas Moscovitz escreve às segundas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!