Ujatoba_oleos

Use óleo essencial para manter o bronze e muito mais

por Universo Jatoba

Todo começo de ano é assim. O clima quente favorece inúmeras atividades, principalmente ao ar livre. Hoje o Universo Jatobá traz algumas dicas que mostram como os óleos essenciais podem colaborar para potencializar a sua diversão, mantendo o bronzeado e até espantando os inconvenientes insetos.

Sâmia Maluf, que é aromaterapeuta e aromatóloga, indica alguns óleos que vão ajudar a curtir esta época com conforto e bem-estar. Segundo ela, o óleo de coco vegetal é um protetor natural contra os raios ultravioleta. “Ele é um potente antioxidante que neutraliza os radicais livres que se acumulam sob a pele”, explica. O uso diário de óleo de coco reduz os malefícios do sol e ajuda a combater o envelhecimento precoce. “Basta aplicar diretamente na pele”, ensina.

Outro colaborador é o óleo de gergelim vegetal. “Ele também absorve cerca de 39% da radiação solar e hidrata a pele, mas não substitui o protetor solar tradicional, apenas complementa seu uso”, esclarece. Ela indica usar tanto o óleo de coco quanto o de gergelim uma vez ao dia na pele, como se fosse um creme hidratante.

Mas, se a pele já sofreu queimaduras de sol e o incômodo é grande, aplique uma gota de óleo essencial de lavanda sobre a área afetada ou o misture a um óleo vegetal ou gel de aloe vera, ideais para grandes extensões de pele. O alívio é imediato e ele ainda deixa um suave e delicioso perfume na pele. Anote aqui mais 7 receitas caseiras para queimaduras de sol.

Já se o objetivo é manter o bronzeado por mais tempo, a dica é o Óleo Skin By Samia Aromaterapia, produto desenvolvido pela especialista, que traz em sua formulação óleos essenciais e vegetais que cuidam da pele. “Ele tem um ótimo efeito calmante graças ao óleo vegetal de calêndula, que potencializa a hidratação. A sinergia de óleos presente em Skin também auxilia na pigmentação do tecido”, explica. O Óleo Skin pode ser usado tanto no pós-sol quanto com o objetivo de manter o bronzeado por mais tempo.

Para se livrar das picadas de inseto, Sâmia indica alguns óleos essenciais excelentes para repelir todos eles: o de citronela, o lemongrass e o hortelã pimenta. Basta misturar algumas gotas de um deles com o de semente de uva ou de Neen e aplicar na pele exposta. “O próprio óleo de Neen possui propriedades repelentes, o que potencializa o efeito”, indica. Mas, ela alerta que tanto a citronela quanto o lemongrass são óleos fotossensibilizantes e não devem ser usados quando houver exposição ao sol. “O melhor é utilizás-lo apenas à noite”, reforça. Sâmia ainda chama atenção para que não se confunda Hortelã Pimenta e Hortelã do Brasil. “Não use Óleo de Hortelã do Brasil, que é muito doce”, indica.

Contra o mosquito da dengue, Sâmia sugere misturar três gotas de óleo essencial de copaíba a uma colher de sopa de óleo vegetal de calêndula, semente de uva ou de girassol e aplicar na pele. “É fundamental fazer a mistura e diluir, pois o óleo de copaíba não pode ser aplicado diretamente na pele”, ensina. O recomendado é usar um bloqueador solar após a aplicação dos óleos para não prejudicar a proteção da pele.

Para encontrar todos os óleos indicados, clique aqui. 

Para mais receitas sobre como afastar moscas, clique aqui. 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!