universo-jatoba-dry

Tem uma nova alternativa para você que tem dor na coluna, DRY NEEDLING!

por Giana Ramos

Você é uma daquelas pessoas que sofre com dor no nervo ciático, ou na região cervical, ou lombar, enfim nos seguimentos da coluna vertebral e já tentou todas as alternativas que existem: já fez fisioterapia, RPG, pilates, acupuntura tomou vários tipos de medicamentos, e mesmo assim a dor não passou? Já está até pensando em fazer uma cirurgia na coluna? Calma temos uma carta na manga ainda.

O DRY NEEDLING também conhecido no Brasil como agulhamento a seco, pois não utiliza-se de nenhum medicamento para sua prática, é uma técnica relativamente nova, as primeiras pesquisas que citaram o termo são de meados dos anos 90. É uma técnica minimamente invasiva em que as agulhas como as da acupuntura são inseridas nos nódulos de tensão dos músculos. Sua aplicação pode ser feita em qualquer músculo do corpo, auxiliando no tratamento de:

  • Dores na coluna,
  • LER (Lesão por esforço repetitivo),
  • DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho),
  • Dores nos quadris,
  • Dores nos ombros,
  • Disfunções na ATM (Articulação Temporomandibular),
  • Dores nos pés.

Esses nódulos de tensão são conhecidos como ponto-gatilho a sua formação não é muito clara ainda, existem apenas teorias, uma das que mais acredito é na excitabilidade das estruturas intramusculares levando a uma contração local sustentada, então a região fica endurecida e dolorida, diminuindo a circulação local e causando dor no membro ou dor referida se esse ponto estiver localizado encima de um nervo periférico. Quando a agulha perfura esse ponto ocorre uma inibição dos estímulos contráteis causando um relaxamento da banda tensa quebrando o ciclo de contração muscular sustentada, ou seja o músculo volta a funcionar normalmente com seus períodos de contração/relaxamento além da circulação sanguínea que se normaliza na região.

Acupuntura X agulhamento seco

São duas técnicas totalmente diferentes que usam filosofias opostas, no caso da acupuntura é uma terapia oriental que utiliza-se dos meridianos para equilibrar a energia do corpo, acredita-se que as doenças ocorrem quando há um desequilíbrio entre o Yin e o Yang e as agulhas em pontos específicos são capazes de devolver a normalidade para o corpo, a acupuntura é parte da medicina tradicional chinesa que vai muito além das agulhas, existem moxas, ventosas, sementes, agulhas, movimentos e muito mais. No caso do agulhamento seco é uma técnica baseada na medicina ocidental em que usamos as agulhas no músculo para devolver o funcionamento correto do sistema musculoesquelético.

Pesquisa clínica

Apesar de ser uma técnica nova existem muitos estudos demonstrando seus bons resultados, hoje mesmo estava lendo um realizado na Universidade Estadual da Paraíba em que o agulhamento foi utilizado na região lombar de universitárias com lombalgia houve redução do quadro de dor, aumento da flexibilidade e melhora da atividade muscular nas participantes, um outro estudo da Universidade de New Jersey mostrou eficácia no tratamento da dor miofascial, enfim a produção cientifica envolta dessa técnica tem sido bem favorável a utilização, porém é sempre importante continuar a pesquisar e realizar testes em diferentes patologias.

Essa é uma técnica que pode ser aplicada por fisioterapeutas, médicos e odontologistas que tenham feito o curso de Dry Needling e estágio clínico na área, em São Paulo e no Rio de Janeiro existem alguns locais que já fazem esse tratamento, no restante do Brasil é mais difícil de encontrar, se ficar com dúvida ou quiser conhecer a técnica mande um e-mail para gianaramos@yahoo.com.br eu estou utilizando  o método há quatro anos e os resultados são surpreendentes.

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!