Ujatoba_menstruacao

Suspender a menstruação faz mal à saúde?

por Universo Jatoba

Menstruar é bom ou ruim? Tem mulher que se sente aliviada, menos inchada ou fica despreocupada com a possibilidade de estar grávida. Outras, por outro lado, sentem muitas cólicas, dores intensas e mudam de humor com frequência. Diversas pesquisas mostraram, nos últimos anos, que a mulherada não é tem nada de sexo frágil. Decididas e atarefadas, elas querem escolher as datas da menstruação de acordo com seus compromissos e tarefas. Mas, afinal, adiar a menstruação faz bem ou mal?

Se você quer fazer uso de contraceptivo contínuo, deve necessariamente procurar uma ajuda médica. O Universo Jatobá conversou com Erica Mantelli, ginecologista e obstetra pós-graduada em sexologia pela Universidade de São Paulo, que cita casos específicos para que a mulher opte pela suspensão. “Interromper a menstruação é indicado em alguns casos, como quando a pessoa tem endometriose, cólica ou fluxo menstrual intensos, anemia e TPM muito severa – em que os sintomas incapacitem a mulher de exercer atividades cotidianas”.

Como todos os remédios, as pílulas de uso constante têm efeitos colaterais. O mais comum é retenção de líquido, por isso, o medicamento causa sensação de aumento de peso. “É importante fazer atividade física, alimentar-se bem e tomar água. Também pode ocorrer diminuição da libido. Mesmo com anticoncepcional contínuo existe o spotting, que é o escape. Pode acontecer em qualquer período do mês, um sangue com tom mais escurecido, conhecido como ‘borra de café’ e que tem duração de um ou dois dias”, cita Erica.

As pílulas de uso continuado são à base de progesterona. Geralmente a prescrição, além da pílula, pode ser para aplique subcutâneo, DIU medicado com hormônio ou injeção. Esses medicamentos não são recomendados para cardiopatas, mulheres com varizes ou obesas.

Não se preocupe, caso tenha planos de ser mamãe, já que a pausa na menstruação não gera infertilidade. Tenha consciência, contudo, de que o processo para engravidar pode levar mais tempo depois do uso continuado dessas drogas, uma vez que os ovários precisam de um tempo para voltarem a funcionar normalmente.

Lembre-se: a menstruação é um sinal de que seu organismo está funcionando adequadamente. Quando a menstruação falha, podem existir problemas relacionados às glândulas tireoide e supra-renal. E não custa repetir: não se automedique, procure sempre um ginecologista. O profissional vai fazer exames e indicar o tratamento mais adequado para seu organismo.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!