Ujatoba_Thomas

Sua área íntima requer cuidados especiais

por Dr. Thomas Moscovitz

A palavra de ordem de hoje é intimidade, e nada mais seu do que o cuidado com seu corpo, em especial, dedicação específica com a higiene íntima.

Algumas mulheres acham desnecessária – e grande parte dos homens nunca entenderá – a utilização de produtos específicos para a higiene íntima, e acham que qualquer sabonete ou espuma para banho são suficientes para a limpeza dessas áreas tão delicadas.

Não. Não me entenda mal. Não estou fazendo propaganda de algum produto que deixa tudo mais suave, mas utilizar sabonetes específicos nessas áreas se faz necessário, porque possuem pH compatível com o da área íntima feminina.

Mas porque estou falando isso? Para alertá-la sobre a vulvovaginite, uma inflamação ou infecção da vulva e da vagina que pode afetar mulheres em qualquer idade. Fungos, vírus, bactérias, parasitas e algumas doenças sexualmente transmissíveis como herpes, tricomonías e gonorréia são responsáveis pelo surgimento da vulvovaginite.

Então, além da indescritível importância que o preservativo tem nas relações sexuais, usar sabonete próprio para a higiene íntima também é indispensável.

A vulvovaginite tem como principais sintomas coceira genital; corrimento vaginal com cores atípicas e, às vezes, até com presença de sangue; irritação da área genital; inflamação; e desconforto ao urinar e odor desagradável.

O diagnóstico é realizado por meio de coleta de secreção vaginal e análise microscópica para identificação do microrganismo.

Pomadas, anti-histamínicos e antibióticos recomendados pelo médico (nada de automedicação) fazem parte do tratamento.

Caso a infecção não seja devidamente tratada, pode chegar até ao colo do útero provocando cervicite, que é a inflamação no colo do útero.

Utilizar vestidos, saias e roupas íntimas de algodão, ajudam a ventilar a área genital e evita a vulvovaginite. Também é recomendável, sempre que possível, dormir sem calcinha e evitar calças jeans muito justas.

 

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Dr. Thomas Moscovitz escreve às segundas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!