2 - Aumenta a capacidade física

A saúde do corpo inteiro começa com a forma que você pisa no chão!

por Giana Ramos

Você sabia que as doenças do sistema musculoesquelético em muitos casos são causadas pela forma errada de pisar no chão? É isso mesmo, muitas vezes dores na coluna ou artrose nos joelhos ocorre por contato errado entre o pé e o chão. Por isso, hoje aqui na coluna Bem estar na terceira idade vou mostrar a forma correta de caminhar.

Como é a forma certa de andar?

Andar parece simples, mas utiliza-se de vários músculos e de muitos comandos neurais, por isso para explica-las vou dividir em fases:

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1.       Contato inicial do pé com o solo

Deve ocorrer com apoio no centro do calcanhar, esse recebe a carga e distribui para o resto do corpo, o joelho deve estar totalmente estendido e o quadril em flexão, as oscilações do braço auxiliam na manutenção do equilíbrio do corpo.

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2. Fase de apoio

Nesse segundo momento o apoio deve ser no centro do pé, o tornozelo e o joelho devem estar alinhados, então o joelho começa fletido e parte para uma extensão, igualmente ocorre com o quadril. Toda a carga está passando no centro do membro inferior, o que é ótimo para não sobrecarregar os músculos e nem as articulações.

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3. Propulsão

Nessa última fase de apoio do pé no chão inicia-se um processo de propulsão do corpo para frente, que é como nos deslocamos. O calcanhar sai do chão e o apoio ocorre sobre a parte anterior do pé e os dedos. Após, inicia-se a fase onde o apoio ocorre no outro membro e esse analisado ficas sem contato com o chão, conhecida com fase de balanço.

Agora que conhecemos a forma correta de pisar vou apresentar duas alterações muito comuns que encontro no consultório.

Andar na ponta dos pés

No caso das crianças no início do processo de aprender a caminhar é normal ela andar nas pontas dos pés, mas conforme ela for aprimorando os passinhos essa tendência é diminuir até que ela faça o apoio inicial da marcha com o calcanhar, se o seu filho ou neto já está com três ou quatro anos e ainda caminha de forma incorreta é necessário procurar um especialista para corrigir essa alteração.

No caso do adulto pode ocorrer dele pisar na ponta dos pés por dor ou entorse de tornozelo ou então os saltos altos mudam a configuração do pé e a mulher acaba fazendo esse contato inicial na parte média ou anterior dos pés, nesses casos ocorre uma sobrecarga de joelhos, quadris e lombar, também ocorre uma alteração no centro de gravidade do corpo facilitando as quedas, overuse de músculos como a panturrilha e o quadríceps e um excesso de energia gasta sem necessidade.

 Pisada pronada

Ocorre quando o contato inicial acontece com a lateral do calcanhar, depois o pé realiza uma rotação excessiva causando uma queda do arco plantar na fase de apoio e uma propulsão com a força saindo da parte interna e do dedão do pé. É terrível para as articulações esse tipo de pisada, pois não distribui as cargas uniformemente. A incidência de pessoas que tem esse tipo de pisada é muito grande, o uso de palmilhas é indicado, porém não faz com que a musculatura trabalhe, por isso não deve ser utilizado e nem prescrito sem indicação.

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Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

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