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Saiba quais são os benefícios do vôlei para a saúde

por Universo Jatoba

Você faz alguma atividade física? Se não faz, deveria. Que tal começar pelo vôlei? Além de fazer bem para a saúde é um esporte super divertido. Os benefícios da prática de esportes são inúmeros, tanto para a saúde física quanto mental. O exercício físico, além de proteger de doenças, melhora a função imunológica, eleva a confiança e influencia positivamente fatores psicológicos.

Segundo Isabel Cristina Dias Ribeiro, educadora física do Hospital e Maternidade São Cristóvão, a prática do vôlei é lúdica para crianças, fundamentada para adolescentes, jovens e adultos ou pode ser adaptada para a terceira idade podendo ser uma opção de exercício físico atraente e diferente para as pessoas.

“Durante uma partida de vôlei, um grande grupo muscular é requisitado, e músculos como tríceps, musculatura paravertebral, abdominais e musculatura dos antebraços, além dos membros inferiores, ficam em constante movimento. O vôlei faz o corpo trabalhar como um todo, melhorando as capacidades físicas funcionais, cardiorrespiratórias e de fortalecimento, o que é extremamente benéfico à saúde”, explica ela.

De acordo com Hairton Cabral, técnico do time de vôlei São Cristóvão Saúde/São Caetano, o treinamento de alto rendimento no voleibol possibilita maior sociabilização, disciplina e responsabilidade. “O desenvolvimento das capacidades físicas são essenciais não só para a prática esportiva, mas também nas atividades cotidianas, melhorando a coordenação motora, flexibilidade, força, resistência aeróbia e anaeróbia”, afirma.

Tanto os atletas como os praticantes de voleibol precisam ter disciplina e Hairton Cabral dá a dica: “Para o organismo suportar essa rotina é preciso se alimentar muito bem e suprir a necessidade que o corpo de nutrientes básicos, ter força muscular, resistência e um bom sistema imunológico, para suportar o ritmo de treinos e de jogos do esporte”. Para Silvana Papini, capitã do time, é fundamental ter uma dieta balanceada, não ingerir bebidas alcoólicas, ter o sono sempre em dia e respeitar os horários de descanso.

Se animou? Reunir um grupo de amigos para a atividade semanal na quadra da praça, do clube ou do seu prédio pode ser uma boa para a saúde e para a mente. Mas, antes de tudo, consulte um médico para aquele check-up, evite horários de sol forte e use roupas confortáveis. Outra ótima opção para começar a fazer exercício físico é a caminhada. Clique aqui e saiba mais.

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