universo-jatoba-bursiti

Sabe o que é bursite?

por Giana Ramos

Vamos continuar falando das doenças mais comuns em idosos e que também tem atingido as pessoas de forma mais precoce. Uma delas é a bursite, era comum em pessoas acima dos 40 anos, mas hoje tem jovens de 20 já com dores e inflamações nas bursas. Por falar nisso, você sabe o que é uma Bursa?

As bursas são estruturas articulares parecidas com bolsas achatadas contendo líquido sinovial (é o “lubrificante” articular) que funciona como um amortecedor entre os tendões, ossos e músculos aliviando os atritos. Existem em média 160 bursas pelo corpo variando de pessoa para pessoa.

Quando ocorre o excesso de atrito nas articulações causado por esforços repetitivos, mal posicionamento dos ossos e dos músculos ou fraqueza de estabilizadores articulares a bursa sofre, pois tem que trabalhar dobrado evitando o choque entre as estruturas, e então, ocorre as inflamações, famosas bursites, uma outra forma de ocorrer é um trauma direto, cair sobre os joelhos, por exemplo, ali existem oito bursas prontas para absorver o impacto, porém dependendo da carga as bursas podem não aguentar.

Para saber se o seu problema é realmente bursite é necessário fazer o diagnóstico por meio da história clínica e exames de imagens como o ultrassom e a ressonância nuclear magnética. Os sintomas são:

  1. Dor na articulação.
  2. Edema.
  3. Restrição de movimento.
  4. Sensibilidade dolorosa ao toque no local.
  5. Rigidez ao mover a articulação afetada.

Quanto ao tratamento, quando a bursite é diagnosticada e tratada rapidamente é simples de sarar.  O primeiro passo é repouso e tirar o causador da inflamação. Um exemplo, no caso da ocorrência no ombro de um nadador, o ideal seria que ele ficasse sem nadar durante o tratamento. Procurar auxílio médico para o uso do anti-inflamatório e analgésicos adequado. Colocar gelo na região três vezes ao dia durante 20 minutos. Iniciar a fisioterapia com exercícios de alongamentos, estabilização, posicionamento e liberação articular; esse tratamento dura em média três meses e aos poucos ocorre a liberação para o retorno a atividade.

Existem casos mais graves em que é necessário puncionar a bursa para diminuir o excesso de líquido e consequentemente a pressão dentro da articulação, ou a injeção de corticoide intra-articular também poderá ser usada, ou até mesmo a ressecção cirúrgica da bursa em casos crônicos da doença. O ideal é que ao apresentar dor na articulação o indivíduo já procure um médico e inicie o tratamento.

Uma forma de prevenir o aparecimento da bursite é comer alimentos anti-inflamatórios como: abacate, repolho roxo, inhame e mamão. Fazer atividades física também é interessante pelo menos três vezes por semana durante uma hora, não esqueça os alongamentos no final. Dormir bem e de forma ergonômica faz toda a diferença na saúde do sistema musculoesquelético. Coloque essas dicas em prática e não esqueça sentiu dor articular procure um médico e um fisioterapeuta rapidamente podemos te ajudar muito!

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!