Ujatoba_Massagem-couro-cabeludo-Thinkstock

8 PASSOS PARA MASSAGEAR O COURO CABELUDO E RELAXAR

por Selma Amaro

Assim como cuidamos do nosso corpo, devemos nos preocupar com o nosso couro cabeludo. O estresse e até mesmo algumas doenças podem restringir o fluxo de sangue para essa região, provocando uma tensão grande, muitas vezes confundida com dores de cabeça, além de aumentar a oleosidade do couro a ponto de impedir os fios novos de sair do folículo.

A massagem do couro cabeludo é uma prática que teve ser utilizada no dia a dia. O benefício é o aumento instantâneo do fluxo e da circulação sanguínea, estimulando os nutrientes. Ajuda evitar insônia, dores de cabeça, relaxa o cérebro e ativa a memória. Com isso, você diminui o cansaço, relaxa profundamente, tem noites de sono melhores e o cabelo cresce mais rápido e forte.

Podemos realizar essa massagem de várias maneiras: ao lavar o cabelo, ao passar o creme de pentear ou simplesmente ao ver um filme, bastam de cinco a dez minutos e pronto.

1 . Sentada ou em pé, procure ficar sempre com a coluna reta, coloque a ponta dos dedos nas extremidades internas das sobrancelhas, deslize lentamente com uma leve pressão até as extremidades externas próximas às têmporas. Repita três vezes

2 . Com um dos polegares em cada lado de suas têmporas, pressione lentamente e circule no sentido horário por três vezes.

3 . Com a ponta dos dedos, vá penteando o couro cabeludo, da linha capilar da testa em direção à parte superior da cabeça até a região da nuca, incluindo a parte de trás das orelhas. Repita por cinco vezes.

4 . Faça movimentos circulares em toda região do couro cabeludo. Permaneça por alguns segundos nos pontos que sentir necessidade.

5 . Faça pequenos círculos com os dedos, do pescoço até o topo da cabeça. Não esqueça as têmporas.

6 . Usando a palma das mãos, faça amassamentos e pressione levemente toda a região da cabeça e do couro cabeludo.

7 . Finalizando a massagem como se estivesse fazendo cafuné, massageie com pequenos toques alternando entre os dedos e palma das mãos.

8 . Respire e faça movimentos laterais e rotatórios com a cabeça. Inspire e expire profundamente soltando os ombros e o pescoço.

 

Selma Amaro é formada em Educação Artística pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas é por meio dos estudos e experiências em Terapias corporais que trilha seu caminho profissional. Estudou Anatomia Humana na Universidade de São Paulo e formou-se  na Humaniversidade Holística em Yoga e Yoga Terapia. Especializou-se em Massoterapia, Do-in e Shiatsu  pela Associação de Massagem Oriental do Brasil; em Reflexologia Podal pela ABRT – Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias; em Reiki, Musico Profilaxia, Cromoterapia e Metafísica da Saúde pelo RAI – Association International. Há treze anos exercita a “arte do toque”  em empresas nacionais e multinacionais, como a TV Globo, Telefônica, Copersucar, entre outras, buscando despertar nas pessoas o desejo por uma melhor qualidade de vida dentro e fora do  ambiente profissional.

Selma escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!