universo-jatoba-reeducacao-idosos

Reeducação Postural Global (RPG) a saída para a má postura dos idosos!

por Giana Ramos

Na última semana publiquei um texto que dissertava sobre a má postura dos idosos, pois bem, choveu e-mails perguntando como evitar que o corpo torne-se “duro”? Quais eram os melhores tratamentos para não desenvolver a cifose torácica (corcunda)? E como manter o alongamento do corpo? Pensando nessas dúvidas dos nossos leitores escreverei o post de hoje apresentando um dos métodos mais usados no mundo para o tratamento postural, também citarei outras formas de preservar a coluna vertebral saudável!

A Reeducação Postural Global conhecido como RPG é um método fisioterápico desenvolvido por Philipe Souchard na França em 1981, observando a biomecânica do corpo humano, Souchard baseou-se em três regras para elaborar seu método:

1-      Individualidade – cada ser humano é único e reage de formas diferentes a cada estimulo.

2-      Causalidade – a verdadeira causa do problema pode estar distante dos sintomas, por exemplo: a forma de andar pode causar intensas dores na coluna lombar, ou uma torção de tornozelo pode ser causado por fraqueza da musculatura glútea.

3-      Globalidade – tratamento do corpo como um todo e não do segmento que apresenta alterações.

universo-jatoba-reeducacao-idosos2

A RPG utiliza-se de posturas especificas para o alongamento ativo dos músculos dentro de sua cadeia, que são grupos musculares que trabalham juntos para manter a estabilidade do corpo diante da gravidade, dos movimentos e da manutenção das posturas.  Com a RPG conseguimos tratar:

  1. Postura.
  2. Sequelas de acometimentos neurológicos.
  3. Acidentes.
  4. Dores.
  5. Lesões articulares.
  6. Patologias reumatologias.
  7. Dificuldades de equilíbrio.
  8. Personalidade – existem linhas de pesquisas que estão trabalhando com a RPG e a autoestima de adolescentes, também com casos de depressão.

Vale ressaltar que só o fisioterapeuta pode aplicar a técnica devido seus conhecimentos de cadeias musculares, biomecânica das articulações e fisiologia do corpo humano. Não aceite que outro profissional de qualquer área aplique esse método, normalmente a sessão de RPG acontece uma vez por semana com duração de aproximadamente uma hora, são adotados posturas que fortalecem os músculos ao mesmo tempo que os alongam, por isso nesse dia é recomendado não praticar nenhuma outra atividade física.

Voltando aos idosos, eles apresentam dificuldade em conscientizar-se da posição do corpo no espaço, chamamos de consciência corporal. A RPG apresentou melhora no autoconhecimento corporal, diminui a perda de estatura, melhora a mobilidade, a flexibilidade, o alongamento e o tônus muscular. Devemos lembrar que a postura depois dos 60 anos adota uma posição de semi-flexão de joelhos, anteriorização da cabeça, Hipercifose torácica (corcunda), dificultando a circulação sanguínea e a expansão torácica.  Com a melhora nesses quesitos a pessoa desenvolve uma autoestima maior, melhora na estética e nas atividades de vida diária comuns à terceira idade.

Existem outras técnicas que trabalham a postura do idoso, aqui no Universo Jatobá já fiz um texto falando sobre o Pilates. A natação com algumas ressalvas também é um excelente exercício postural, ballet, yoga, tai chi chuan são boas alternativas para manter a coluna alinhada. Se você está interessado em reeducar sua postura não deixe de entrar em contato, conheço ótimos locais que desenvolvem a técnica.

Até a próxima!

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Giana Ramos escreve às terças-feiras no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!