acupuntura-estetica1

Quer se sentir melhor? Faça Acupuntura!

por Giana Ramos

A acupuntura é uma técnica muito antiga, existem referências que apontam o uso de pedras pontiagudas para o tratamento de dor já nos anos 10.000A.C. até 4.000A.C., existem provas de agulhas de acupuntura feitas de bronze dos anos 1.000A.C., não há motivos para não acreditar em um método de tratamento que vem evoluindo a tanto tempo. Pensando nisso, separei as principais dúvidas que as pessoas me perguntam e vou responde-las aqui.

O que é?

A acupuntura é um dos braços da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas finas e flexíveis em pontos específicos, com o intuito de equilibrar a energia do corpo, ou o Yin e o Yang que são forças opostas e complementares. Na medicina ocidental acredita-se que os resultados ocorrem devido à estimulação de nervos periféricos localizados nos pontos de inserção das agulhas, e essa técnica libera neurotransmissores que modulam a transmissão das sinapses aliviando a dor.

 

Quem deve ser tratado?

A acupuntura tem se mostrado muito eficaz no tratamento de diversas doenças, atualmente existem estudos que tentam compreender os benefícios que a técnica trás para o tratamento de processos inflamatórios, dores musculares, estresse e insônia, as quais o método apresenta excelentes resultados.

 

Quais os benefícios?

A técnica se aplicada corretamente tem grandes benefícios, pois ocorre a melhora ou cura da patologia sem afetar o corpo de forma sistêmica. Além disso com equilíbrio da energia é possível prevenir outras doenças ou alterações do corpo.

Quais as contraindicações?

Qualquer indivíduo, independe de idade ou condição física poderá ser tratado através da acupuntura. As únicas ressalvas são: Infecções generalizadas da pele, procurar um profissional capacitado com conhecimento em acupuntura e especialista em Medicina Tradicional Chinesa.

 

Qual o profissional que pode aplica-la?

O Superior Tribunal federal está fechando o cerco contra os profissionais da saúde que aplicam acupuntura sem ter essa resolução na lei que regulamenta os cursos. A psicologia foi a primeira afetada por essa ação do STF, o bacharel em psicologia deve utilizar de métodos e técnicas psicológicas com intuito de diagnosticar patologias de origem psicológica, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento, os juízes alegam que por essa resolução não exista nenhuma linha que contemple o uso da acupuntura.

A técnica é uma área do conhecimento que não segue os principio usado na medicina ocidental, nenhum profissional da área da saúde é capaz de usa-la sem aprender sobre a medicina tradicional chinesa. Essa especialização, de 1200 horas, é o que promove subsidio para a prática da acupuntura, então, porque não permitir que outros profissionais que tenham conhecimento em patologias, anatomia e fisiologia do corpo humano a apliquem, visto que a busca por esse tratamento no SUS cresceu 429%?

Sou da opinião que medicina tradicional chinesa deveria ser uma faculdade a parte e as pessoas só poderiam aplica-las se estivessem formados, pois sua metodologia não tem nenhuma relação com as profissões que temos hoje em dia, se ocorresse assim, teríamos muito mais estudos científicos nessa área.

No idoso a técnica também é eficaz?

Nesse púbico o uso da acupuntura é ainda mais eficaz, pois o indivíduo é poli queixoso, muitas vezes essas queixas podem ser consequências do mesmo déficit, então com o uso de agulhas, mochas, magnetos é possível tratar sem utilizar remédios, evitando os efeitos colaterais e a destruição os órgãos vitais para nossa saúde!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!