Universo-Jatoba-ansiedade6

Quer aumentar a concentração? Medite!

por Giana Ramos

Vamos falar de meditação: técnicas e benefícios, meditar parece ser algo empírico, porém é totalmente metódico, e como toda a ciência produz resultados. Uma disciplina mental pelo qual tenta-se não apenas esvaziar a mente, mas colocar os pensamentos em ordem para que possamos resolve-los, é focar com muita atenção em um único ponto, que pode ser, por exemplo, a respiração.

Com o início da meditação cria-se no corpo alteraçõespsiconeuroposturalendocrina, ou seja, ocorre mudanças na mente, cérebro, corpo e até nos hormônios que secretamos. Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo e da Universidade de Brasília estudam os benefícios da medicação para idosos e os resultados são excelentes. Ocorre uma diminuição dos hormônios do estresse e de células cancerígenas, aumenta os hormônios relacionados ao sistema imunitário impedindo a entrada e proliferação das doenças.

Áreas do cérebro relacionada a atenção estão totalmente alertas durante a meditação, por isso é benéfico para idosos, melhora a capacidade de raciocinar e memorizar, está mais intimamente ligado ao aumento da atenção do que propriamente dito com as áreas correlatas a memória.Segundo pesquisas realizadas na UNIFESP a meditação faz bem para a saúde, pois diminui a hipertensão, diabetes melitus e a depressão, melhora o sono e a concentração.Em 2012 um grupo com 140 idosos da zona leste de São Paulo começaram a praticar a meditação com intuito de tratamento e 60% disseram ter sentido esses benefícios fazendo duas vezes por dia, durante 60 dias com duração de 20 minutos.

Muito legal tudo isso, mas você ai deve estar se perguntando: como começo a meditar? Vamos tirar todas as dúvidas agora.

Existem diversas formas de meditar, as religiões orientais como é o caso do budismo e do hinduísmo usam dessa técnica para encontrar a espiritualidade, mas é possível meditar sem necessariamente fazer parte de qualquer crenças, lembre-se apenas que a espiritualidade deve ser estimulada. Vou citar três que acho mais interessante.

  1. Concentração e movimento – essa forma é muito usada durante exercícios da yoga e do tai chi chuan, onde durante todo o movimento o praticante foca na consciência corporal, livrando sua mente de outros pensamentos e mantendo a concentração em cada movimento.
  2. Concentração e respiração – sente-se confortavelmente apoie a mão esquerda sobre a mão direita, semi-aberta com um polegar tocando o outro suavemente, mantenha a coluna ereta e observe apenas a respiração, o foco deve estar no entrar e sair do ar, a expiração deve ser o dobro do tempo da inspiração e esse tem que ser o foco.
  3. Concentração e mantras – sente-se confortavelmente, coluna alinhada e mãos semi-abertas com os polegares tocando suavemente, feche os olhos e repita um mantra, pode ser o famoso AALHUUUUMMMM… eu prefiro inspirar profundamente e soltar uma serie de Is com diferentes vibrações, fica bem gostoso de ouvir.

O tempo de duração de cada meditação é bem relativo, você pode começar com cinco minutos uma ou duas vezes por dia e ir aumentando gradativamente conforme a possibilidade e necessidade.

Por isso eu digo, meditar é preciso exige método, precisão e foco, viver não pode ser um deixa a vida me levar, mas também nem sempre é preciso.

 

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!