universo-jatoba-idosos-caem

PORQUE OS IDOSOS CAEM?

por Giana Ramos

Com o passar dos anos, nossas células envelhecem e, se não forem estimuladas, ficamos mais suscetíveis a acidentes, entre eles, as quedas. A recuperação é lenta. Vou dar um exemplo: uma fratura diafisária de úmero (osso do braço) na criança demora de 2 a 4 semanas para consolidar. No idoso, pode levar até seis meses, sendo que, muitas vezes, é necessário cirurgia para que ele possa recuperar os movimentos mais rapidamente.

O Ministério da Saúde estima que uma a cada três pessoas acima de 65 anos tenha sofrido uma queda, um dado preocupante, pois, após a queda, o idoso fica mais propenso à dependência e institucionalização.

Existem dois fatores que podem ocasionar quedas, um relacionado ao ambiente em que a pessoa vive e o outro está ligado à saúde. Vamos fazer um check-list para ver em que estamos errando?

Os fatores ambientais estão nos locais que o idoso frequenta, são fatos que poderiam causar acidentes para qualquer pessoa, sendo os principais:

  1. Chão escorregadio;
  2. Tapetes;
  3. Objetos jogados pelo chão;
  4. Falta de acessibilidade para o idoso, como as barras de apoio;
  5. Mobília mal disposta no ambiente;

As causas não ambientais ou intrínsecas estão relacionadas com debilidade do indivíduo. Os principais motivos são:

  1. Diminuição do equilíbrio;
  2. Doenças que afetam a força muscular e o equilíbrio;
  3. Doenças que atinjam o sistema cardiorrespiratório;

 

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Giana Ramos escreve às terças-feiras no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!