3 – Na cozinha

A páscoa está chegando, deixa a vovó cozinhar!

por Giana Ramos

A vida é feita de pequenas alegrias e preparar um almoço especial de páscoa para a família ou o prato preferido dos netos acalenta o coração de qualquer vovó. E não tem jeito, comida de vó mesmo quando dá errado fica bom, todas as pessoas que conseguiram conviver com elas têm uma experiência gastronômica maravilhosa para contar. Eu, por exemplo, sou fã do macarrão ao alho e óleo da minha velhinha por mais que eu tento fazer seguindo os passos dela, não consigo imitar.

Na cozinha não existe preconceito um alimento simples como a banana mistura-se tranquilamente com um salmão e se transforma em uma refeição fabulosa. É possível fazer diversos experimentos usando todos os nossos sentidos e essa fato somado ao momento feliz que vem depois que é comer ou oferecer a alguém traz bem estar para os idosos.

Rubem Alves cita uma fábula em um dos seus livros que vale a pena reproduzir, de uma forma resumida, aqui: um rei convocou chefs de cozinha dedicados ao estudo dos processos digestivos para elaborar o cardápio e preparar as receitas de sua coorte, após um tempo consumindo essa comida os monarcas ficaram mais magros e chatos, então o rei convocou os antigos cozinheiros e perguntou como que eles tão ignorantes nos processos científicos ocorridos dentro do corpo conseguiam prepara refeições que trazem satisfação, então um dos cozinheiros respondeu que comida para alimentar tem que dar prazer ao corpo e alegria à alma, culinária não é ciência é arte e quando isso ocorre o corpo fica forte e sadio.

Além de satisfação a alma cozinhar é um excelente exercício de memória, de coordenação, aprendizado, pode ser usado como hobbie ou como profissão para aposentados que ainda não encontraram outros afazeres para ocupar o tempo livre. Existem diversos cursos onde a o idoso pode aprender novas receitas e permanecer em contato social fazendo novos amigos. No último ano levei o grupo de idosos que coordeno junto com uma amiga para fazer um curso de culinária no SESI, aprendemos a usar cascas e sementes para fazer petit four, chás e outras delícias, foi uma experiência muito interessante que levou-as de volta a sala de aula, tiveram que fazer anotações, tiraram dúvidas, provaram as receitas e ficaram com o desafio de fazer em casa, essa episódio foi comentado durante meses entre nós.

É importante ressaltar que é necessário manter uma alimentação saudável buscando contemplar todos os grupos de alimentos, carboidratos, proteínas, grãos, vegetais, minerais, lipídios e vitaminas sempre buscando o equilíbrio para que não haja ganho de peso excessivo ou deficiência dessas moléculas no corpo. Por isso, pratique cozinhaterapia usando alimentos naturais, evite produtos que tenha sofrido intervenções químicas com grande quantidade de acidulantes, realçador de sabor, sódio ou conservantes.

Existem alimentos que trazem felicidade, é isso mesmo, esses minerais agem no nosso corpo desencadeando a produção de neurotransmissores responsáveis pela criação de sensações de bem estar, são eles: triptofano, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, magnésio e selênio. Você deve estar se perguntado onde encontrar essas COISAS, é fácil prepare uma moqueca com diversos tipos de frutos do mar, acompanhado de uma farofa de banana da terra e de sobremesa um pedacinho de chocolate daqueles que vem com amêndoas ou avelãs, pronto você já está ingerindo todas essas substâncias, as carne vermelha e grãos também trazem quantidades consideráveis, então até o nosso arroz, feijão, bife e salada trazem alegria!

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!