Ujatoba_vinho (3)

Os vinhos também choram – O significado das lágrimas na taça de vinho

por Ricardo Ganc

Com certeza, todos nós já observamos que, antes de provar o vinho, os profissionais e enófilos em geral, fazem o nobre líquido girar na taça por alguns instantes.

Além de dar à degustação um charme especial, esse passeio do vinho pela taça é muito importante para que possamos sentir os aromas do vinho e para a parte visual da degustação.

Como vimos na coluna passada, a cor do vinho já nos diz muito a respeito deste. Além disso, ao girar o vinho na taça, surgem lágrimas que escorrem nesta. Legal, mas qual a importância dessas lágrimas? O que elas significam?

Ao girar o vinho na taça, forma-se uma tênue camada deste. Por capilaridade, o vinho “escala” a taça, aumentando ainda mais esta camada (absolutamente imperceptível). Como o álcool evapora mais rapidamente que a água e tem uma tensão superficial (capacidade de um líquido se comportar como uma membrana elástica) menor que esta, após alguns segundos, a camada se rompe e surgem as lágrimas ou pernas do vinho, que escorrem pela taça. A esse efeito dá-se o nome de Marangoni.

Deixando a física de lado, o que é importante para a degustação é:

Quanto mais alcoólico o vinho, maior o número de lágrimas, mais juntas e mais lentas elas descerão a taça.

Quanto menos alcoólico o vinho, menor o seu número de lágrimas, mais afastadas e mais rapidamente elas descerão a taça

Com isso, só de observar um vinho, agora já podemos estimar a idade do vinho, a uva, e se ele é mais ou menos alcoólico.

Tudo isso, antes de coloca-lo na boca!!!

Santé!

Dica da semana Shiraz:

Bremerview Shiraz – Bleasdale 2009 70 reais

Errazuriz Reserva Shiraz 2011 60-65 reais

2009 Vina Casa Silva Reserva Shiraz, Colchagua Valley, Chile 50-60 reais

A ideia dessa coluna semanal é discutir, mesmo que rapidamente, aspectos práticos e interessantes sobre o infinito tema do vinho, de uma maneira descontraída e relaxada. Afinal de contas, vinho é sinônimo de prazer, amizade e descontração. Além disso,  por ser um tema tão vasto, sugestões e dúvidas são muito bem vindas e servirão para nos guiar sobre o que o leitor quer discutir.

 

Ricardo Leite Ganc é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro Titular das Sociedades Brasileira e Americana de Endoscopia Digestiva. Membro da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo. Enófilo apaixonado há 15 anos. 

Ricardo Ganc escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!