3. É verdade que não são realizados controles de qualidade nos manipulados?

Os benefícios de pets para idosos!

por Giana Ramos

Os animais de estimação estão em alta hoje em dia, por isso a coluna dessa semana vai trazer os benefícios que ter um pet em casa pode trazer aos idosos. Muitos estudos científicos nessa área têm mostrado que ter um cachorro, um gato, ou até um animal exótico no convívio da família melhora significativamente a saúde física e emocional das pessoas que já passaram dos 60 anos, pois acariciar o animal libera hormônios como a serotonina, prolactina e oxitocina que ajudam no bem-estar, além de fazer bem para memória, e deixar o idoso um pouco mais ativo, mas vamos esmiuçar esse assunto:

1-      Acabam com a solidão

Animais em casa trazem companhia ao idoso e aumentam a interação social, pois caminhar com o bichinho de estimação na vizinhança ou no condomínio faz com que o idoso converse mais e interaja com pessoas diferentes.

2-      Diminui a ansiedade

Os animais de estimação oferecem conforto e acalmam, brincar com eles aumenta os níveis de hormônios que trazem relaxamento, como a serotonina e a dopamina, melhorando o humor dos velhinhos, além de melhorar o sono, apetite e existem pesquisas que mostram uma melhora inclusive nos níveis de dor.

3-      Aumenta a expectativa de vida

A ciência já comprovou que quem convive com eles são mais felizes, saudáveis e vivem mais. Pesquisas realizadas em pacientes que receberam alta de uma unidade coronariana apontaram que quem possuía animais em suas residências viviam mais. Isto porque a convivência com os bichos aumentava a sensação de bem-estar e, por consequência, elevava a expectativa de vida.

4-      Previnem doenças

Estudos realizados em vários países apontam que os tutores de cães e gatos, nessa etapa da vida, sofrem menos de depressão, problemas relacionados à pressão sanguínea, frequência cardíaca e capacidade motora, por causa da prática de exercícios em companhia do animal

5-      Aumentam a disposição

Como cuidar de um pet não é fácil, a todos os momentos é necessário agachar, pegar no colo, levar para passear, comprar comida, levar para tomar banho ou no veterinário aumenta-se o número de atividades no dia, dando mais movimento e tirando muitas vezes o idoso da posição de sedentário.

São muitos motivos para ter um pet em casa, por isso fiz uma pesquisa e vou passar o serviço de locais em São Paulo, que é possível adotar essas gracinhas.

Cães

Abaixo uma lista de locais para adotar um cãozinho:

www.adotarcachorro.com.br

http://www.procure1amigo.com.br

http://www.petvale.com.br/adotar-cachorros-sao-paulo-sp

Gatos

E agora dois sites que é possível adotar um gatinho:

http://www.adoteumgatinho.com.br

http://www.sosgatinhos.com.br/

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!