Ujatoba_cebola

Benefícios da cebola para a diabetes

por Universo Jatoba

A cebola, usada para temperar e complementar diversos pratos, pode trazer muitos benefícios à saúde, inclusive para os diabéticos. Quem quer saber mais sobre este assunto é o leitor Flavio Silva e o Universo Jatobá foi investigar.

A cebola é rica em vitaminas A, B6, C e E e também em sais minerais, como o fósforo, enxofre, ferro, cálcio, magnésio e iodo. Além de propriedades antioxidantes, a cebola é depurativa, expectorante e também digestiva.

O consumo de cebola também diminui o nível de glicose no sangue graças a uma substância chamada dissulfureto de alilo propilo. Ela tem também a glucoquinina, que age no organismo como uma insulina vegetal. Essa substância é liberada quando a cebola é cortada ou triturada. Então, use e abuse deste tipo de preparação.

Para conseguir os efeitos você pode consumir a cebola em saladas e em pratos quentes. Veja duas dicas para aproveitar os benefícios:

- Uma opção é o suco de laranja, cenoura e cebola. Coloque no liquidificador o suco de uma laranja, meia cenoura e três rodelas de cebola. Bata tudo e beba na hora uma vez ao dia.

- Outra opção é o chá. Use duas rodelas de cebolas picadas para uma xícara de chá de água. Ferva por 5 minutos, adoce, de preferência, com mel sem exagerar e beba em seguida.

Quer mais dicas sobre o consumo e a conservação da cebola? Clique aqui. 

Leia também

Condimentos naturais para substituir o sal na alimentação

Acabe com o mau cheiro na geladeira

noyesyes