7 – Encontre uma atividade física regular

As Olimpíadas acabaram, mas dá pra se preparar para os jogos regionais dos idosos

por Giana Ramos

A prática de esportes deve ser incentivada em todas as idades, pois traz muitos benefícios para o corpo, para a mente e a socialização de todos os grupos etários. A pessoa idosa deve ser ainda mais estimulada, porque nessa etapa da vida a tendência é o isolamento, a solidão e a deterioração física. Mas, no formato original dos jogos coletivos praticados seria impossível para qualquer idoso praticar esportes, pois são necessários saltos, corridas, equilíbrio, força excessiva e muita flexibilidade, habilidades que os idosos vão perdendo ao longo da vida.

O esporte adaptado vem resolver esse impasse. Ele é praticado de forma mais segura, as regras também são alteradas para possibilitar segurança, evitando riscos de quedas ou lesões. Vamos apresentar quatro com informações sobre os locais onde é possível conhecer e jogar.

Voleibol adaptado – Também conhecido como câmbio, consiste em segurar a bola recebida para lançá-la para o outro lado da rede. O participante tem até três toques para que seja obrigado a arremessar com o objetivo de tocar o chão. O movimento para o saque poderá ser de baixo para cima ou lateralmente, desde que o braço do executor do saque não ultrapasse a linha do ombro. Esse esporte beneficia o condicionamento cardiorrespiratório, a força muscular, a flexibilidade, o raciocínio e a agilidade.

Atletismo – os idosos praticam corrida em pista circular, que deve ser bem conservada e sem buracos   possíveis quedas. Os participantes são divididos por modalidades de acordo com a idade. Os indivíduos devem lembrar que o importante é a participação, independente da colocação, pois os benefícios gerados para o corpo já transformam cada um em ganhador. O atletismo é importante para manter o condicionamento cardiorrespiratório, a resistência muscular, melhora da circulação sanguínea, entre outros.

Bocha – esse esporte é muito popular entre os idosos. Faz parte dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI). O grande objetivo da bocha é marcar pontos com o lançamento das bolas, a fim de que elas se aproximem do bolim (bola pequena de madeira), que é lançada previamente. Ótimo exercício para coordenação, memória e raciocínio.

Coreografia – São danças coreografadas especialmente para os idosos com movimentos simples feito em grupos. Trabalham coordenação, equilíbrio, flexibilidade, raciocínio e mobilidade.

Além desses esportes, o JORI ainda apresenta outras modalidades desenvolvidas para idosos, são elas: dança de salão, malha, natação, tênis, tênis de mesa, xadrez, dama, jogos de baralho, entre outros.

Todas as quartas-feiras pela manhã, um grupo de idosos pratica vôlei na quadra de esportes da Vila Maria Zélia – Belenzinho, São Paulo; Por R$40 reais por mês, professores de educação física e fisioterapeutas fazem treinamentos e preparação muscular para a prática do esporte. As unidades do SESC de todo o Brasil oferecem opções de esportes para a terceira idade, os clubes dos estados também têm programação para a pratica de bocha, atletismo, tênis e natação.

Aqui em São Paulo temos o Clube Pinheiros e, em Santo André, tem o clube Primeiro de Maio. Em Minas Gerais, a própria Prefeitura de Juiz de Fora tem projetos sociais que visam o esporte adaptado. A ACESA (Associação Catarinense de Esportes Adaptados) também promove aulas e competições por todo estado de Santa Catarina. Essa onda de esportes adaptados tem atingido todo o Brasil, procure os clubes e a secretária dos idosos da sua cidade, com certeza, eles terão uma solução!

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!