Universo_Jatoba_vinho

O que é um vinho suave?

por Ricardo Ganc

No Brasil, ainda há uma preferência pelo vinho suave em relação ao seco. Porém, nem todos sabem a real diferença entre eles e preferem o primeiro, só porque é “docinho”. Mas, o que um vinho suave? É vinho de verdade?

O vinho suave é aquele feito com uvas não viníferas, também chamadas de americanas (Niágara, Concord, Herbermont dentre outras). Ou seja, uvas que comemos, fazemos suco, mas não vinho.

Além disso, normalmente adiciona-se açúcar e a concentração deste deve ser maior que 20 gramas/litro.

Já o vinho fino seco, além de ter uma concentração de açúcar menor (até 5g/L), é feito com uvas viníferas (Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, etc).

Ou seja, para os mais puristas, vinho suave não é vinho por definição, é suco com álcool!!! Meio radical, não? E os vinhos finos doces? Não são suaves?

Não, pois, apesar de serem, muitas vezes, mais doces que os suaves, não há adição de açúcar. A doçura vem do açúcar residual da própria uva e isso faz toda a diferença, pois não mexe na estrutura básica do vinho.

Ao adicionar açúcar ao vinho, nós o estamos desequilibrando. O “doce”, ficará muito mais evidente que a acidez e tornará o vinho enjoativo.

Não sou radical o suficiente para falar que vinho suave não é vinho, mas que o doce natural é infinitamente mais gostoso, isso é! Não acredita?

Faça o teste. Compre um vinho doce de sobremesa (qualquer um, juro!!) e compre um vinho suave (o melhor que puder!!). Ponha lado a lado e veja qual dos dois você consegue beber mais.

A falta de acidez do vinho suave vai torná-lo enjoativo rapidinho, já a acidez do fino doce vai te dar a sensação de frescor, mesmo que a concentração de açúcar seja maior.

Santé!

Dicas da semana:

Vinhos finos de sobremesa abaixo de 100 reais

Vinhos Crianza (vinhos espanhóis tintos com envelhecimento mínimo de 12 meses em carvalho e 12 meses em garrafa antes de ser comercializado.

2011 Robertson Winery Late Harvest Special Gewurztraminer, Robertson, África do Sul. 50 a 60 reais

2011 Tabalí Late Harvest, Vale do Limari, Moscatel 45-50 reais 375 mL.

3 Years Full Rich, Ilha da Madeira, Portugal. 70-80 reais

2000 Quinta do Noval Late Bottled Vintage, Portugal. 40-50 reais 375 mL

A ideia dessa coluna semanal é discutir, mesmo que rapidamente, aspectos práticos e interessantes sobre o infinito tema do vinho, de uma maneira descontraída e relaxada. Afinal de contas, vinho é sinônimo de prazer, amizade e descontração. Além disso, por ser um tema tão vasto, sugestões e dúvidas são muito bem vindas e servirão para nos guiar sobre o que o leitor quer discutir.  

 

Ricardo Leite Ganc é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro Titular das Sociedades Brasileira e Americana de Endoscopia Digestiva. Membro da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo. Enófilo apaixonado há 15 anos. 

Ricardo Ganc escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!