Universo-Jatoba-netoterapia1

Netoterapia: quer ver sua mãe feliz? Tenha filhos!

por Giana Ramos

A maravilhosa sensação de estar com os netos traz diversos benefícios para os idosos. Os mais citados atualmente são: a diminuição da tristeza e a prevenção de doenças cerebrais, mas existem muitos outros sendo estudados também. Cuidar dos netos deixa os avós mais alerta, pois as crianças estão sempre dispostas a aprontar exigindo atenção redobrada, além da preocupação dispendida com a alimentação, higiene, levar e buscar na escola, não colocar as mãos onde não devem e responder às inúmeras perguntas que estes curiosos fazem.

Netoterapia é o termo adotado pelos pesquisadores para esse hábito cada vez mais estudado pelo mundo. Na Austrália, foi realizado um levantamento com 131 idosos por 10 anos. Foram avaliados: capacidade de planejamento, memória e velocidade de raciocínio, características que diminuem com o passar da idade e são os principais sintomas das demências, como o Alzheimer. Os resultados da pesquisa apontaram que os avós que passavam o dia com os netos pelo menos uma vez por semana possuíam melhores resultados nos testes.

A convivência com os netos traz mais alegria, mantém o idoso mais atualizado com as novidades tecnológicas, sociais e de comportamento. Suas experiências de vida podem ajudar as crianças e os jovens a se desenvolverem, formando personalidade e caráter. Participar dessa mudança é importante para que o idoso se sinta parte do seio familiar. O amor e o cuidado que os netos têm com seus avós e a valorização dos mimos, como o preparo daquele prato preferido ou a forma que se lava a roupa, melhoram a autoestima do idoso. Essa união de gerações é conhecido como intergeracionalidade, hábito que devemos estimular cada vez mais.

Universo-Jatoba-netoterapia2

A formação de vínculos entre as gerações é imprescindível. Para isso, a criança poderá passar algum tempo com os avós. Pode ser algumas horas durante o dia para que possam descobrir coisas que gostam de fazer juntos. Outra dica: os avós podem participar das atividades do dia a dia da criança, podem dar banho no bebê, fazer massagens do estilo shantala, cozinhar para crianças ou junto com elas, praticar algum esporte ou simplesmente contar uma história. Até a proteção contra um castigo dos pais são tarefas que os avós podem realizar para criar laços de afeto e admiração.

Mas, como todos os exageros são prejudiciais, a netoterapia não foge à regra. A responsabilidade de cuidar dos netos por muitos dias consecutivos é maléfica ao idoso, gera estresse, cansaço e sobrecarga. O mesmo estudo australiano mostrou que ocorre a diminuição da memória e velocidade de raciocínio nas pessoas obrigadas a cuidar dos netos pelo menos cinco vezes na semana.

O idoso como chefe da família tem se tornado cada vez mais frequente. O desemprego dos filhos, a falta de recursos financeiros, a gravidez precoce, o envolvimento com drogas e as separações conjugais contribuem para o retorno dos filhos a casa dos pais. Muitas vezes, as necessidades da criança são sanadas pelos avós com suas aposentadorias. Sendo assim, os pais devem esclarecer o papel de cada um na engrenagem familiar garantido respeito e cumplicidade dentro do lar.

Fotos: Thinkstock

 

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Giana Ramos escreve às terças-feiras no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!