universo-jatoba-energetico1

Misturar bebida alcoólica com energético faz mal? Descubra!

por Universo Jatoba

Pelo menos uma vez na semana, a maioria dos jovens e adultos arruma um programa diferente para fazer e acabam indo para bares ou baladas a fim de dançar, conhecer gente nova e tomar os clássicos “bons drinks”.

Alguns, por sua vez, por falta de informação – ou porque estão acostumados a ver os produtos disponíveis para venda nesses locais e gostam -, acabam misturando bebidas alcóolicas e energético.

De acordo com o psicólogo e escritor Alexandre Bez, a bebida alcóolica por si só, quando foge de uma dose segura, pode causar sérios riscos. Com a junção do energético isso pode ser ainda pior.

“Isso porque além de todos os efeitos excitantes que a cafeína e a taurina provocam em nosso organismo e no aparelho mental, reforçam a impressão que muitos possuem sobre a bebida. As pessoas tendem a acreditar que a mesma resolva ou amenize os problemas do dia-a-dia”, ressalta o profissional.

Uma pesquisa realizada recentemente na Australian National University (ANU) comprova que tais estimulantes, quando complementados com bebida alcóolica, pode reforçar o hábito de beber, tornando-se de alto-risco. Isso significa que a combinação pode colaborar para o alcoolismo, que é uma doença grave e muito difícil de ser tratada.

universo-jatoba-energetico2

O estudo também revela que, com o passar do tempo e o hábito de consumir álcool e energético, homens passaram a beber cinco vezes mais do que antes e as mulheres quatro vezes mais.

E muito se engana quem pensa que esse é o pior dos motivos pelo qual misturar bebidas alcoólicas e energéticos é tão perigoso. Essa combinação também aumenta, em proporções consideráveis, os riscos cardíacos e delirantes.

“Juntas, essas duas bebidas criam em nosso organismo uma expectativa e ansiedade específica, pois após uma dose relativa de álcool, a provável resposta do organismo seria querer ir para casa dormir. Porém, com a administração do energético, nosso organismo fica mais ‘ligado’”, finaliza Alexandre Bez.

Em casos de pessoas que já possuem problemas cardíacos, o coração tende a acelerar, podendo causar sérios problemas, levando até a uma parada cardíaca.

Por isso, quando sair para beber, lembre-se de que o cardápio possui muitas opções. Evite a mistura e beba com responsabilidade. Ah! E se beber, jamais dirija.

Fotos: Thinkstock

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!