Ujatoba_pilula

Menstruação desregulada é normal?

por Dr. Thomas Moscovitz

Quando você menos espera, ela aparece e, às vezes, é capaz de interferir até naquela roupa que você se programou para vestir em uma determinada ocasião.

A menstruação nem sempre funciona como um relógio, como muitas mulheres pensam. O ciclo menstrual pode não seguir à risca o calendário normal; resultado ou do sistema hormonal da mulher, que pode demorar a amadurecer, ou de algum problema mais sério, como cisto no ovário ou disfunção da tireóide.

Se você acabou de menstruar, saiba que o seu ciclo pode demorar até dois anos para entrar nos eixos e regularizar. O primeiro passo é você ficar atenta aos principais sintomas de um ciclo irregular onde, geralmente, a menstruação dura mais do que oito dias, com intervalos menores que 25 dias ou maiores que 35 dias. Repare também na intensidade do seu fluxo menstrual e se ela altera de menstruação para menstruação, podendo, por vezes, vir tão forte e ser capaz de atrapalhar a execução das tarefas do dia a dia.

Distúrbios emocionais, dietas muito rígidas, mioma, o excesso de atividades físicas ou obesidade podem interferir no organismo feminino e, consequentemente, no ciclo menstrual. No primeiro caso, é sempre importante se questionar se está passando por alguma mudança pessoal, no trabalho ou na vida amorosa.

Não sei se você sabe mas a prática super exagerada de exercícios aumenta a produção da prolactina, hormônio que estimula a amamentação, o que também interfere no trabalho do útero. Outro exemplo é que os hormônios se desequilibram com a gravidez e precisam de um tempo para voltar ao normal. Mudar de fuso horário também pode alterar o fluxo menstrual.

Feito todos os exames e, se nada grave foi constatado, a pílula anticoncepcional pode ser uma boa alternativa. Não use-a por conta própria, afinal,  pílula também tem seus efeitos colaterais como a retenção de líquidos, alteração de humor e dor de cabeça.
Se as alterações persistirem, assim como as cólicas fortes, que são mais comuns na adolescência, procure um médico. O ciclo regular deve ter intervalos entre 25 e 35 dias.

Um estudo publicado recentemente nos Estados Unidos mostrou que garotas com menstruação irregular têm mais chances de ter diabetes, problemas no coração e sobrepeso.

Atenção:

– A menstruação deve acontecer entre os 10 e os 14 anos.
– Prefira absorventes externos. Usar os internos com frequência pode causar infecções já que o sangue fica parado.
– Troque o absorvente de três a quatro horas.
– Mulheres param de crescer, em média após dois anos, depois da menstruação.

 

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Dr. Thomas Moscovitz escreve às segundas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!