Universo_Jatoba_terapia_auricular

Massagens auricular e seus benefícios em 5 passos

por Selma Amaro

Entre as várias terapias alternativas, a aurículoterapia tem sido utilizada como tratamento desde a antiguidade. É uma técnica de diagnóstico que trata disfunções baseada em estímulos nos pontos de reflexos, na orelha externa ou pavilhão auricular. Temos a aurículoterapia francesa e chinesa.

A terapia auricular não segue a mesma abordagem da acupuntura, mas é usada, muitas vezes, em conjunto. A acupuntura trabalha a energia através dos meridianos, que são linhas energéticas situadas ao longo do corpo. A aurículoterapia chinesa e francesa trabalha com reflexo, porém as técnicas para estimular esses pontos são diferentes. Na chinesa, são utilizadas sementes e agulhas e, na francesa, o laser ou a eletricidade. Tanto a acupuntura como a aurículoterapia tratam quase todos os tipos de patologias, chegando a um resultado de 70% a 90% de eficácia no tratamento.

Os benefícios dessa terapia são inúmeros. O efeito muitas vezes é imediato. O estímulo levado ao cérebro age sobre todos os órgãos, membros e sistema nervoso, equilibrando e harmonizando o organismo.

As patologias mais tratadas por esse meio e que vem dado ótimos resultados são rinite, gastrite, fibrimiolgia, dores de cabeça, certas dores musculares, ansiedade, depressão, obesidade, entres outras.

A disposição dos pontos na orelha assemelha-se à posição de um feto no útero materno próximo ao nascimento.

Os estímulos podem ser feitos por aplicação de agulhas, que permanecem na orelha por um período de 15 a 30 minutos. As semi-permanentes podem ficar por até uma semana, assim como as sementes que são mais usadas, por serem menos invasivas.

Existe também o tratamento por meio de sangria. São utilizadas agulhas filiformes ou canetas próprias que efetuam perfurações ou pequenos cortes em determinadas regiões do pavilhão auricular, a fim de fazer sangrar.

A orelha pode mostrar alterações ou desequilíbrios orgânicos no início de uma enfermidade, a partir de manchas, modificações na cor da pele, ressecamento, escamações e outros sinais a serem observados.

Fique atenta a essa parte do seu corpo também. Procure um profissional nessa área para um bom diagnóstico e tratamento.

Podemos fazer uma massagem auricular para estimular a circulação sanguínea nessa região e, ao mesmo tempo, estimular certos pontos para equilibrar nosso corpo. Um estímulo auricular, mesmo sendo frágil, acelera uma série de reflexos que provocam reações imediatas.

1 . Sentada ou em pé em frente ao um espelho, vire seu rosto de lado de uma forma que possa ver toda sua orelha.

2 . Retire brincos ou qualquer outra coisa que use.

3 . Comece limpando com algodão e álcool 70% e, depois da limpeza, com o mapa da reflexologia em mãos, veja os pontos relacionados com cada órgão.

4 . Comece aplicar pressão com a ponta do dedo, massageando os pontos com pequenos movimentos circulares.

5 . Depois de pequenos puxões em toda a orelha externa, no final, aqueça suas mãos e coloque nas orelhas por alguns minutos.

 

Selma Amaro é formada em Educação Artística pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas é por meio dos estudos e experiências em Terapias corporais que trilha seu caminho profissional. Estudou Anatomia Humana na Universidade de São Paulo e formou-se  na Humaniversidade Holística em Yoga e Yoga Terapia. Especializou-se em Massoterapia, Do-in e Shiatsu  pela Associação de Massagem Oriental do Brasil; em Reflexologia Podal pela ABRT – Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias; em Reiki, Musico Profilaxia, Cromoterapia e Metafísica da Saúde pelo RAI – Association International. Há treze anos exercita a “arte do toque”  em empresas nacionais e multinacionais, como a TV Globo, Telefônica, Copersucar, entre outras, buscando despertar nas pessoas o desejo por uma melhor qualidade de vida dentro e fora do  ambiente profissional.

Selma escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!