Universo-Jatoba-caimbra1

Livre-se das câimbras de vez

por Universo Jatoba

É só falar de câimbra que você já se lembra do desconforto característico. A leitora Sonia Primo quer saber mais detalhes sobre este assunto e também se a hérnia de disco e o bico-de-papagaio têm algo a ver com essas contrações involuntárias dos músculos, muito comuns em grávidas e atletas.

Suas principais causas são a desidratação, a falta de sais minerais, a má circulação, as temperaturas baixas, a compressão de raízes nervosas e o uso intenso da musculatura. Ter anemia, desequilíbrios hormonais, doenças da tireoide, diabetes, degenerações neurológicas ou insuficiência renal são algumas das situações que motivam a câimbra.

E a Sonia quer saber se a hérnia de disco e o bico-de-papagaio têm algo a ver com essas contrações, não é? Pois bem. Tem sim, Sonia! As duas doenças geram a compressão das raízes nervosas, um dos porquês da câimbra. Para este caso, o melhor a fazer é consular o médico para tratar o início de tudo, que é a hérnia de disco e o bico-de-papagaio e não a câimbra em si.

Universo-Jatoba-caimbra2

Agora, no geral, o ideal é apostar na prevenção! Hidrate-se bem, principalmente antes de praticar atividades físicas, invista em sucos cítricos, evite o salto alto, tenha uma alimentação rica em frutas e verduras e alongue-se antes e depois de qualquer exercício físico e também ao acordar e antes de dormir.

Aposte em alimentos que tenham vitamina A, B e C, além do cálcio, do magnésio e do potássio. Algumas sugestões são:banana,  mamão, ovos, laranja, leite, hortaliças e tomate. A água de coco e os isotônicos são outras boas ideias! Na hora em que a dor estiver pegando, coloque uma bolsa de água quente na região e massageie com movimentos circulares. Se for na perna, tente ficar em pé. O calor ajuda a aliviar a dor!

Tem também receitinha natural feita com arruda. Anote aí: junte um litro de álcool com uma boa quantidade de folhas de arruda limpas e secas em uma garrafa escura. Feche a garrafa e deixe em um ambiente arejado por uma semana. Depois é só coar e massagear na região quando a dor vier.

Lembre-se: nada substitui a visita ao médico.

Fotos: Thinkstock

Leia também

Alimentos que previnem inflamações

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!