Ujatoba_gravidez

Intolerância/alergia alimentar na gravidez

por Dr. Thomas Moscovitz

Começo este artigo explicando a diferença entre alergia e intolerância. A alergia é uma reação rápida, por vezes grave, levando à anafilaxia (reação alérgica sistêmica, severa e rápida a uma determinada substância). Já a intolerância é uma reação mais lenta, ocorrendo após horas ou dias de ingestão repetida de determinado alimento. Esses efeitos são mediados tanto por células quanto anticorpos.

Evidências publicadas no Jornal online de Epidemiologia e Saúde da Comunidade, em 19 de outubro 2010, mostra que, no momento em que a mamãe está em seu primeiro trimestre de gestação, desempenha um papel de risco de seu bebê desenvolver alergias alimentares, mais tarde, na infância.

Portanto, ao ler este texto, identifique se você não está com algum dos sintomas citados. Apesar de não listar todos aqui, é importante que consulte seu médico e fale para o profissional desta possibilidade; ele, no caso, deve indicar um hematologista ou alergologista, que solicitará exames necessários para fazer o reconhecimento da doença.
Os sintomas de intolerância mais comuns são os mesmos de diversas outras patologias, o que, muitas vezes, dificulta seu diagnóstico: diarreia, distensão abdominal, problemas de desenvolvimento nas crianças, vômitos, inapetência, dermatites e outros, com consequente anemia, osteoporose, níveis baixos de cálcio, etc.

Já a alergia, causa lesões na pele, coceira intensa, inflamação alérgica na mucosa do nariz e até mesmo conjuntivite. Alguns fatores podem contribuir para a alergia alimentar. São eles: desmame precoce, introdução precoce de alimentos alergênicos, frequência e consumo dos alimentos, monotonia alimentar, deficiência de fibras nutrientes, hábito alimentar, medicamentos que interfiram com o funcionamento do trato gastrointestinal e com a biodisponibilidade de alimentos.
Os alimentos potencialmente mais “alergênicos” são: o leite de vaca, amendoim, soja, trigo, ovo, frutas cítricas, como laranja e limão, peixes e frutos do mar.

A gestante que apresenta alergia e que durante a gestação, ou na fase de amamentação, continua consumindo grandes quantidades do alimento alergênico tem grande probabilidade de passar essa informação (na forma de histamina que atua como neurotransmissor) para o bebê, e ele terá mais chances de desenvolver a alergia, mesmo sem estar diretamente consumindo algum tipo de alérgeno.

Alguns estudos têm evidenciado que 50% dos pacientes com alergia alimentar possuem história familiar da patologia, além do que as alergias podem aparecer em qualquer idade. Nos bebês ela é facilmente diagnosticada e mais comum, pois o sistema imunológico da criança ainda não está completamente formado e, então, seu organismo não consegue “lidar” bem com certos alimentos, pois ela não consegue fazer a digestão adequada de muitos deles.

As alergias podem aparecer em qualquer idade.
É importante saber que a intolerância a glúten, por exemplo, quando não tratada, pode causar: osteoporose, anemia refratária, alterações neurológicas, infertilidade, abortos recorrentes e alguns tipos de câncer do trato gastrointestinal.

Grávidas com intolerância a lactose são bastante comuns. E, mesmo intolerante, podem obter o cálcio que precisam, ingerindo pequenas quantidades de legumes ou alimentos que contenham baixa dose de lactose. Ingerir fontes de cálcio não lácteas como brócolis, sardinha ou tofu também é fundamental.

De acordo com dados divulgados no jornal The Telegraph, uma pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica da França, afirma que uma dieta rica em ácidos graxos ômega 3 – encontrados em peixes (cavala, salmão e atum), nozes e sementes de abóbora e linhaça – diminui o risco de o filho ter alergia alimentar.

 

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Dr. Thomas Moscovitz escreve às segundas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!