Ujatoba_vinho

Inimigos íntimos – pimenta e vinho tinto

por Ricardo Ganc

Quem acha que a nossa cozinha é apimentada, está redondamente enganado. Mesmo aquele acarajé “quente” da Bahia, não chega aos pés da pimenta da culinária indiana e de algumas regiões da China e Irã. Particularmente, eu dou graças a Deus, pois apesar de gostar de pimenta, o meu limite não é tão alto.

A substância da pimenta que “arde”, se chama capsaicina e é a quantidade dessa substância naquela, que dá a potência e a sensação de ardor.

Essa substância é uma das maiores inimigas do tanino que se conhece. Quando eles se encontram na nossa boca, é um “Deus nos acuda!”. Temos a sensação de que viramos um dragão. Apesar de desagradável, é uma experiência muito válida e sugiro a todos.

Por outro lado, a acidez do vinho é um excelente antídoto para a capsaicina e as melhores combinações com pimenta vão ser com vinhos brancos com bastante acidez. Se bem que, se o prato for muito apimentado, não há vinho que aguente.

Dito isso, mesmo assim, frequentemente comemos pratos apimentados e queremos tomar vinho com esses pratos. O que fazer?

Se formos para os vinhos tintos, quanto menos tanino e mais acidez, melhor (Barbera d’asti, Pinot noir, Gamay).

Mas, via de regra, brancos sem carvalho das uvas Sauvignon Blanc, Chenin Blanc, Pinot Gris e Alvarinho são os mais indicados.

A exceção fica com os pratos adocicados, em que vinhos com a uva Riesling são os campeões.

Vinhos com a uva Sauvignon Blanc até 40 reais:

2012 Fournier Urban Uco Sauvignon Blanc, Vista Flores, Argentina

2012 Domaines Barons de Rothschild Lafite Los Vascos Sauvignon Blanc, Peralillo, Chile

2010 Terra Andina Sauvignon Blanc, Central Valley, Chile

2012 Cefiro Reserva Sauvignon Blanc, Casablanca Valley, Chile

Lehaiim!

A ideia dessa coluna semanal é discutir, mesmo que rapidamente, aspectos práticos e interessantes sobre o infinito tema do vinho, de uma maneira descontraída e relaxada. Afinal de contas, vinho é sinônimo de prazer, amizade e descontração. Além disso, por ser um tema tão vasto, sugestões e dúvidas são muito bem vindas e servirão para nos guiar sobre o que o leitor quer discutir.

 

Ricardo Leite Ganc é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro Titular das Sociedades Brasileira e Americana de Endoscopia Digestiva. Membro da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo. Enófilo apaixonado há 15 anos. 

Ricardo Ganc escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!