Universo-Jatoba-moda-idosos0

Idosos estilosos. Por que não?

por Giana Ramos

Quando escrevemos “Moda para terceira idade” no Google, o que mais aparece são vestidos. Isso porque os idosos de hoje nasceram antes ou em meados de 1950, uma época em que as mulheres caprichavam nos corpetes e colocavam vestidos que marcavam a cintura. As saias e calças também começavam a ser confeccionadas e davam mais feminilidade às mulheres, além de marcar bem os quadris, pois acreditava-se que mulheres de quadris largos eram boas parideiras e, consequentemente, casavam mais rápido. Até hoje as mulheres com mais de 60 anos preferem os vestidos ao invés de calças.

A cada dia as empresas têxteis vêm trabalhando na qualidade e tecnologia dos tecidos para a terceira idade, mas o que as senhorinhas mais gostam são algodão, seda e lã, que são fibras naturais. As duas primeiras absorvem muito bem a umidade e as três são leves, além do que a lã é um ótimo isolante térmico.

Para o homem maduro, a tarefa de se vestir é mais complexa. Algumas roupas podem dar o ar de “garotão”, outras são muito conservadoras ou, então, muito sociais. O que os especialistas em moda para homens sugerem é que peças clássicas sejam misturadas com outras mais modernas, calças sociais com camiseta polo… Até mesmo as camisetas básicas formam um look ótimo. Se for optar por um jeans, escolha um corte reto com cores mais tradicionais (as diversas lavagens de azul, o preto e o branco). Neste caso, opte por uma camisa social de manga curta nos dias quentes ou manga longa nos dias frios.

Por falar no inverno, blusas e casacos de linho têm excelente caimento nos vovôs. Uma outra dica é: não esconda a idade. Cabelos brancos trazem charme e quem disse que precisa ser cortado curtinho? Homens de cabelos compridos estilo “Joãozinho” ficam lindos. Quero deixar bem claro que são CABELOS e não PÊLOS. Para estes, apare ou peça para alguém aparar os chumaços que nascem no nariz e nas orelhas. Mantê-los não é nada higiênico.

Vamos colocar na prática tudo isso que tenho escrito aqui nas últimas semanas. Separei 4 famosos que já passaram dos 60 anos, mas não perderam o estilo. Alguns mais conservadores e elegantes; outros, mais extravagantes e audaciosos, mas sem deixar de ser fashion.

A primeira é Glória Menezes, essa diva da dramaturgia brasileira, que consegue manter a classe em qualquer situação. Nesta foto, ela aposta na cor preta, que a deixou mais magra, e colocou um blazer florido dando cor e vida para o look.

Universo-Jatoba-moda-idosos1

 

A segunda é a Regina Duarte, que já é mais ousada em seu estilo. Na foto, ela mostra um contraste de preto e rosa intenso, que combinou com sua personalidade deixando-a mais intensa.

Universo-Jatoba-moda-idosos2

Agora, focarei no público masculino. Nosso primeiro artista gosta de brincar com cores e deixa o cabelo e a barba compridos: Francisco Cuoco. Com 80 anos, é elegante e ao mesmo tempo corajoso quando o assunto é misturar tendências.

Universo-Jatoba-moda-idosos3

Defendendo o time dos conservadores, Ary Fontoura opta por cores mais escuras, camisas ou camisetas e calças com o corte reto.

Universo-Jatoba-moda-idosos4

Depois de tudo que vimos, o conselho que fica é: pode misturar estilos, usar cores… O importante é olhar no espelho e ver se aquela roupa escolhida é merecedora de ser usada por pessoas mais experientes.

Fotos: Thinkstock/Reprodução

 

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Giana Ramos escreve às terças-feiras no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!