Ujatoba_gestante_torcedora

DICAS DE SEGURANÇA PARA GESTANTES NO ESTÁDIO

por Dr. Thomas Moscovitz

Lá vai ela com aquele barrigão rumo ao estádio, torcer pela Seleção. Não há problema algum as grávidas de plantão curtirem de perto o futebol nesta Copa do Mundo. Mas é claro que, para a saúde dela e do bebê, alguns cuidados devem ser tomados.

A primeira medida é ir acompanhada. A segunda é evitar multidões. Tente fugir do empurra-empurra chegando bem mais cedo ou um pouco mais tarde. Fuja de brigas e aglomerações. Quando se esta com a barriga grande, a probabilidade de perder o equilíbrio e cair é bem maior.
Evite ficar no meio de torcidas organizadas se já estiver com mais de 34 semanas. Neste caso, compre ingresso para as cadeiras que será mais confortável e a coluna vai agradecer e muito. Leve uma almofadinha que ajudará a deixar sua postura melhor já que as cadeiras costumam ser duras e desconfortáveis.

Sapatos baixos e roupas leves ajudarão na hora de caminhar e subir e descer os altos degraus do estádio. Escolha assentos que fiquem bem próximos às saídas de emergência e sanitários. Falando nisso, aproveite para levar papeis higiênicos, protetores de vasos sanitários e higienizadores de mãos porque a higiene dos banheiros no estádio é duvidosa.

Em hipótese alguma segure o xixi. Se pegar fila, avise que está grávida caso a barriga ainda não esteja aparecendo. Segurar o xixi pode acarretar uma infecção urinária.

Leve água mineral e um lanchinho na bolsa para não ficar muito tempo sem se alimentar. Evite comer os lanches de ambulantes por não saber a procedência do alimento. O preparo e armazenamento de sanduíches e espetinhos dentro dos estádios são preocupantes.

Pipoca, amendoins ou sorvetes de palito desde que sejam industrializados estão liberados.

Veja se a cadeira escolhida não vai te deixar torrando no Sol. Se for o caso, peça para trocar de lugar com alguém. Faça sol ou chuva, passe bastante protetor solar e hidrate a pele.

Leve uma capa de chuva e uma troca de roupa. Se chover, o importante é você não ficar molhada para não se resfriar.

No mais, pode gritar e torcer a vontade. O bebê não vai se incomodar com o barulho da torcida porque dentro da sua barriga, ele estará mais protegido do que nunca.

É Copa!!! Aproveite com segurança.

 

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Dr. Thomas Moscovitz escreve às segundas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!