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My generation (The Who) cantada por idosos abandonados em asilos britânicos

por Giana Ramos

Em 2007 o britânico Tim Samuels dirigiu um documentário que mostrava a situação de milhões de idosos abandonados na Grã Bretanha, o autor ficou muito chocado com a solidão dessas pessoas, então foi tomado por uma brilhante ideia, regravar a música My Generation  da banda The Who, essa clássica canção faz uma crítica as pessoas que não compreende as diferenças entre as gerações e ficam dificultando essa convivência, inclusive um trecho da canção é esse: “Hope I die before I get old” ou seja, “espero que eu morra antes de ficar velho”, essa é o desejo que encontro em jovens de hoje, pois acredita-se nessa ilusão que a sociedade criou que a velhice traz apenas solidão, diminuição da mobilidade e doenças. O próprio Tim Samuels disse uma frase muito interessante: “…um idoso abandonado, reflete a sociedade que vivemos”.

Com auxílio da música essa realidade está mudando para muitas pessoas, o rock, jazz, axé, samba, bossa nova, forró, MPB e todos os outros ritmos trazem benefícios para a saúde dos idosos, são esses:

 

– Melhora no ritmo durante as atividade de vida diária: a marcação das músicas estimulam áreas do hemisfério esquerdo do cérebro facilitando a coordenação e servindo como treino para os idosos.

– Melhora da força muscular: como toda atividade física dançar e cantar aumenta a atividade muscular trazendo força.

– Melhora da criatividade: cantar e criar novas músicas aumentam a capacidade de raciocínio.

– Estimulação da fala: o canto melhora a dicção e oratória.

– Aumento da consciência corporal: a locomoção marcada pela música melhora o conhecimento do corpo no espaço.

– Tratar depressão: o convívio social trazido por uma banda, ou por um grupo de dança ou de canto tiram o idoso do isolamento e auxilia no tratamento das doenças psicológicas.

 

Confira aqui o clipe: The Zimmers – My Generation

 

Se você ainda não tem o hábito de abusar das possibilidades musicais vou dar algumas dicas ótimas para começar:

1 –  Relaxamento e respiração:

Um cantor precisa de uma boa caixa torácica para alcançar notas mais agudas, por isso esse exercício trabalha a respiração e auxilia no relaxamento.

Vamos trabalhar com a respiração abdominal é bem simples, inspire pelo nariz e leve esse ar para a barriga, então expire, lembre-se que essa expiração deve durar pelo menos cinco segundos, repita o processo inteiro dez vezes.

2- Criatividade memória

Escreva em pequenos papéis várias palavras, como: AMOR, PAZ, FELICIDADE, DIA, FELIZ. Depois já tirando cada papel e procure lembrar músicas que contenha essa palavra, se não houver, invente.

 

Abuse dessas informações e divulgue para sua família e amigos, vamos tentar fazer nossos idosos mais felizes para que nossa sociedade desenvolva-se por completo, ver um pessoa mais velha sorrir traz a mesma sensação de alegria que temos quando um bebe da risada.

 

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

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