Ujatoba_escovar_dentes

Fique livre das cáries

por Universo Jatoba

Não adianta ter dentes lindos e brancos se faltar saúde. E isso é muito mais comum do que se imagina. As cáries atingem 80% da população mundial, muita gente nem sabe que tem, mas elas podem, sim, ser evitadas em todas as idades.

O que ocorre é uma deterioração do dente que está diretamente relacionada ao seu estilo de vida. O acesso à água fluoretada, o que você come e como cuida dos dentes são fatores indispensáveis para a prevenção. O tripé precisa estar em equilíbrio.

Basicamente, para prevenir basta ter o hábito da higiene bucal. “Atualmente, o consumo elevado de açúcar é preocupante, pois ele está presente em bolachas, refrigerantes, doces, balas, chicletes, sorvetes, etc. Por isso, é imprescindível escovar corretamente os dentes após as refeições, massageando as gengivas com creme dental que contenha flúor em sua composição e usar fio dental, que remove os restos de comida e a placa bacteriana nos locais aonde a escova não chega”, explica Maria Ercília de Araújo, Professora Doutora Titular da Disciplina de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP).

Além disso, não se esqueça: visitar o dentista com frequência ajuda a evitar diversos problemas bucais, inclusive a cárie. Engana-se quem pensa que essa recomendação é só para as crianças. A manutenção da higiene bucal ao longo de toda a vida faz a diferença, o que não exclui a visita ao dentista. “À medida que ficamos mais velhos, as cáries em volta das restaurações e na raiz dos dentes se tornam mais comuns, podendo desencadear outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos”, explica a professora.

Saúde pública

Justamente para amenizar o problema a longo prazo em todas as faixas etárias, o projeto Aliança para um Futuro Livre de Cárie reúne especialistas em saúde pública e bucal de todo o mundo para que a cárie seja encarada como problema de saúde pública, além de definir metas e promover ações integradas com outras especialidades para o seu combate efetivo. Os objetivos são audaciosos:

– Em 2015, 90% das faculdades e associações odontológicas terão incluído e promovido a “nova” abordagem da cárie dentária para melhorar seu manejo e prevenção;

– Em 2020, os membros regionais da Aliança para um Futuro Livre de Cárie estarão integrados, atuando localmente na implantação da prevenção, manejo e monitoramento adequados da cárie dentária;

– Toda criança nascida a partir de 2026 deverá estar livre de cárie durante toda a sua vida.

Creme dental e escova na mão? Agora é com você!

Leia também

Dentes sensíveis, não!

Garanta seu sorriso branco

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!