Ujatoba_fibroadenomas

Fibroadenomas mamários

por Dr. Thomas Moscovitz

Frequente em adolescentes e mulheres com menos de 30 anos, os fibroadenomas são nódulos duros, benignos, na mama, com uma consistência dura ou de borracha e com uma forma bem definida. Normalmente é indolor. A mulher, ao tocá-lo, consegue movê-lo facilmente no interior da pele. É comum que ele aumente de tamanho durante a gestação ou amamentação. O tratamento pode incluir uma atenção especial para detectar alterações no tamanho ou na textura, ou até mesmo uma cirurgia.

O fibroadenoma médio tem aproximados 2,5 centímetros de diâmetro. Já os gigantes, medem mais de cinco centímetros. Os que surgem durante a juventude, podem crescer rapidamente e chegar a 10 centímetros de diâmetro. A causa é desconhecida e está provavelmente relacionada aos hormônios sexuais. No entanto, surgem frequentemente durante os anos férteis. Após a menopausa, a tendência é diminuir.

A presença deste tumor pode ser notada no autoexame da mama, mas, chega-se ao diagnóstico através de ultrassonografia mamária, mamografia, aspiração com agulha fina ou biópsia.  Feito o diagnóstico e se o seu médico tiver certeza que não se trata de um câncer de mama, a cirurgia pode ser descartada. Nos casos de crescimento rápido com alteração da forma, textura e/ou com deformação da mama, indica-se sua retirada. Após a retirada de um fibroadenoma, é possível que outros apareçam, sendo que os nódulos novos devem ser examinados e os exames repetidos para se chegar ao diagnóstico.

Lembre-se. O tecido mamário em mulheres saudáveis apresenta, na maioria, uma textura irregular. Se você sentir qualquer nódulo mamário ou detectar alteração em algum nódulo já existente, procure imediatamente um ginecologista.

É super importante toda mulher saber que a malignização do fibroadenoma é um evento raro.

 

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Dr. Thomas Moscovitz escreve às segundas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!