Ujatoba_idoso

Exercício físico na terceira idade

por Universo Jatoba

Os anos passam, mas a prática de exercícios não pode parar. E se você ainda não começou, dá tempo! A prática regular contribui para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. E não tem segredo, a receita não muda: dieta balanceada e atividades físicas. Quando tudo é feito com o devido acompanhamento, a pessoa só tem a ganhar , seja qual for a idade. “Dentre os benefícios da prática de exercícios físicos, está a melhora da circulação sanguínea, diminuição de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade, aumento da força muscular e óssea, prevenção de lesões e retardamento de doenças como a osteoporose, melhora do retorno venoso, aumento da flexibilidade e do condicionamento físico”, explica Débora Lima, preparadora física da academia K2.

A relação entre envelhecimento fisiológico e idade cronológica varia de pessoa para pessoa.  Quem tem 60 anos, por exemplo, pode ter um condicionamento físico melhor que quem tem 30 anos. Então, fuja do sedentarismo! É muito comum ouvir idosos reclamando dos efeitos do envelhecimento. De fato, com o passar dos anos, as pessoas perdem massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio e massa óssea. A única coisa que aumenta é a gordura corporal que, segundo a professora Débora, pode ser combatida mesmo em pessoas com idade avançada. “Quando existe um impacto sobre a musculatura óssea, ela se fortalece e com isso o corpo ganha músculo e queima as gorduras. Nessa idade, o músculo já não responde tão bem quanto o de um jovem, mas os resultados também são positivos”, esclarece.

O exercício físico é um grande aliado em qualquer idade. “O tempo para começar a ver os resultados varia, pois é preciso ter o cuidado de saber se o idoso tem alguma complicação na articulação como artrose, hérnia de disco na lombar ou alguma outra limitação. O processo para se chegar em um resultado é mais lento, de 3 a 6 meses, mas pode chegar a um ano”, explica.

O idoso deve escolher uma atividade que lhe dê prazer. As caminhadas são sempre bem-vindas, assim como um passeio de bicicleta ou hidroginástica. “Exercícios na água causam menos impacto do que outros tipos de atividades. Aulas em ambiente aquático são recomendadas porque relaxam o corpo e os idosos adoram estar em grupo”. Exercícios com peso, como a musculação, também são uma boa opção. A modalidade auxilia no combate a doenças como osteopenia e osteoporose. “Nesse caso, o ideal é que o idoso faça os exercícios mais apoiados para a coluna, que não tenham variação de postura”, alerta Débora Lima. Para quem gosta de tranquilidade, alongamentos, yoga e pilates são uma boa pedida, mas para todos eles, é fundamental buscar orientação profissional.

Só não vale ficar parado!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!