universo-jatoba-ciatico

Está com dor no nervo ciático? Posso te ajudar!

por Giana Ramos

Atendendo a pedidos dos meus queridos leitores vou escrever sobre a ciatalgia que é a dor na região percorrida pelo nervo ciático. Aliás, você também pode enviar sugestões de textos sobre saúde e bem estar na terceira idade, estamos aguardando.

Para entender o que é a ciatalgia é necessário conhecer um pouco da anatomia do sistema nervoso periférico. A função dos nervos é levar informações motoras do cérebro e trazer informações sensoriais do corpo. Explicando de uma forma mais prática: Pensamos no movimento e os nervos levam essa informação para os músculos, então conseguimos nos movimentar. O ciático ou isquiático é o maior nervo do corpo, ele se origina na região lombar e percorre toda a face posterior das coxas e pernas terminando seu percurso no dedão do pé. A dor no nervo ocorre quando há alguma compressão, inflamação ou irritação na sua origem ou durante seu trajeto.

Possíveis causadas da dor ciática:

  1. Hérnia de disco.
  2. Traumas.
  3. Tumores locais.
  4. Lesões.
  5. Artroses.
  6. Estenoses.
  7. Espasmos musculares da musculatura posterior da coxa.
  8. Espondilolisteses (deslizamento de uma vértebra em relação a outra).

De 15% a 20% da população brasileira sofre com esse mal, acomete homens e mulheres e o envelhecimento é um fator a ser levado em consideração, porém cada vez mais as pessoas jovens estão sofrendo com dor, pois adotam um estilo de vida pouco saudável, estão com excesso de peso, não praticam atividades física e permanecemos muito tempo sentados.

Nem sempre a irritação no nervo ciático se apresenta como dor, a perda de sensibilidade, o formigamento, queimação, pontadas ou diminuição de força na perna podem indicar problemas. A dor na sua maioria das vezes se apresenta de forma irradiada, iniciando nos glúteos e descendo para a parte de trás da coxa, mas também uma dor na ponta dos pés ou na panturrilha podem ser causadas por alterações no ciático.

Para diagnosticar a ocorrência é necessário fazer testes clínicos com um médico ortopedista ou um fisioterapeuta. Durante a avaliação tentamos identificar as raízes nervosas comprometidas por meio de testes ortopédicos, então confirmamos o diagnóstico com a história clínica e exames de imagem, a ressonância nuclear magnética é o exame mais assertivo no caso de ciatalgia.

Para tratar essa patologia devemos descobrir onde está ocorrendo a compressão e tratar o local. Normalmente, inicia-se o tratamento com o uso de medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos. Os remédios são paliativos nesses casos, pois o ideal é corrigir a causa do problema, é ai que eu entro. A fisioterapia é o recurso mais eficaz para tratar essa alteração, pois com conhecimentos biomecânicos do corpo conseguimos analisar as estruturas que não estão trabalhando de forma correta e com ajuda de exercícios de fortalecimento, alongamento, relaxamento ou de movimentos corretivos fazemos a descompressão do nervo aliviando todos os sintomas. Vou dar um exemplo: um dos casos mais comuns que vejo no consultório de compressão do nervo ciático ocorre pela síndrome do piriforme, esse músculo está abaixo do glúteo e entre suas fibras passa o nervo ciático, quando esse músculo entra em espasmo ocorre o estrangulamento do ciático, então é necessário fazer a liberação do piriforme e depois alonga-lo descomprimindo o nervo. Por isso, quando tiver dor que tenha essa caracterização acima, não deixe para mais tarde procure ajuda, essa alteração pode diminuir muito sua qualidade de vida e causar muita dor.

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!